terça-feira, 8 de novembro de 2011

Edinho apresenta PL que beneficia Sistema Acafe

O deputado federal Edinho Bez (PMDB) apresentou nesta terça-feira, 8/11, um Projeto de Lei que pretende incluir os alunos das universidades públicas, mas não gratuitas, caso das universidade do Sistema Acafe, no FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – e no Prouni – Programa Universidade Para Todos. Para ele, se a intenção desses programas é ampliar o número de vagas na educação superior e contribuir para um maior acesso dos jovens à universidade, não há o porquê de estudantes dessas entidades ficarem de fora. “Apesar das universidades terem caráter filantrópico ou serem criadas por lei estadual ou municipal - o que lhes tornam públicas - os alunos têm que custear mensalmente seus estudos e alguns desistem no meio do caminho. Se tivessem acesso a um dos dois programas federais, a maioria chegaria ao final ”, justificou o deputado. Com informações da AI/DFEB

Ficha Limpa: STF deve julgar alterações nesta quarta-feira

Está prevista para às 14 horas desta quarta-feira, 9/11, com direito a transmissão pela TV Justiça, a sessão do STF que deve julgar alterações na Lei Ficha Limpa. A audiência deve bater nas alturas e a decisão poderá definir a situação de muitos pré-candidatos para 2012. Em muitos municípios, como Capivari de Baixo, situação e oposição deverão acompanhar de perto o resultado.

Leia mais...
Supremo Tribunal Federal julga nesta 4ª e deve alterar a Lei da Ficha Limpa

Sustentabilidade do trânsito

Os alunos do curso de Comunicação Social da Unisul apresentaram projetos sobre o tema sustentabilidade. Foram diversas abordagens e todas elas levam a pensar sobre o nosso futuro.

O trânsito é uma delas. Não sobre quem deve controlar, mas como gestores públicos e população devem se comportar. É visível que a situação está ficando cada vez mais complicada. As ruas e avenidas têm as mesmas larguras de décadas atrás, e o número de veículos é muito maior do que a capacidade para a qual foram projetadas.

A capital do nosso estado discute agora a construção de uma quarta ponte, estimada em mais de um bilhão de reais. Aqui em Tubarão a construção de pontes também é apontada como a solução para alguns dos problemas de trânsito.

Desde o início deste governo, o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) fala que sonha em construir uma ponte na Guarda, ligando a margem direita à esquerda. No centro da cidade as pessoas discutem onde seria melhor construir mais uma ponte. Próxima à Unisul, próximo ao Colégio São José? Quem sabe? O certo é que um bom estudo pode indicar o melhor lugar para se evitar os ‘achismos’.

Mas certo também é que estas pontes seriam apenas uma entre outras medidas que poderiam contribuir com sustentabilidade do nosso meio de vida. Se não pensarmos em benefício coletivo, vamos continuar construindo pontes, ampliando e duplicando rodovias, sem nunca dar conta da demanda crescente.

Não vemos em nossas cidades o debate sobre melhorias no transporte coletivo. O que poderia ser feito com um bilhão de reais em Florianópolis para incentivar as pessoas a deixar o carro em casa e usar um ônibus?

E em Tubarão. O que pode ser feito para incentivar as pessoas a usarem outros meios de transportes? Um bom projeto para valorizar o transporte coletivo deveria ser plataforma de campanha dos candidatos do ano que vem. Porque eu concordo que do jeito que está hoje, as pessoas vão continuar preferindo o conforto de um veículo particular ao aperto de um ônibus com horários e condições ruins.

Com um trânsito melhor poderemos ter menor consumo de combustíveis, mais qualidade de vida e esperança de sustentabilidade.

Pré-candidaturas sendo anunciadas

O atual presidente da JPMDB de Tubarão, João Marcelo Fretta Zappelini, anunciou no fim de semana aos amigos mais próximos o lançamento da pré-canditatura a vereador para as eleições de 2012. Além do apoio de familiares como Ari e Hercílio Zappelini, Waldir Fretta, Paulo e Rodrigo Althoff, ele recebeu ligações do tio, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira , e do Presidente estadual do PR, Sérgio Faust. João Marcelo vem buscando nomes para formar a equipe de trabalho e pretende iniciar 2012 com o grupo completo. Quanto a JPMDB, ele deixará a presidência do seguimento no final deste mês quando será eleito o novo diretório. O sucessor deve sair de um consenso entre os membros do grupo.

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Gabinete de Gestão Integrada

A segurança em Tubarão esteve em pauta na sessão da Câmara de Vereadores. Representantes de entidades que apoiam a criação do gabinete de gestão integrada estiveram presentes

Uma avaliação da Guarda Municipal

O Secretário de Segurança e Patrimônio de Tubarão, Carlos Eduardo de Bona Portão (PSB), o Preto, avalia como positivos os primeiros dias do trabalho dos agentes da Guarda Municipal já armados
As manifestações dos leitores estão liberadas. Mas volto a dizer e perguntar. Não sou contra o trabalho da Guarda Municipal, mas precisa mesmo estar armado para conferir documentos e abordar flanelinhas? Concordo com o argumento de quem não deve não teme, mas não preciso concordar com o jeito que nossa sociedade está 'evoluindo'.

Agenda do Governador, 8/11

11:00 - Evento = Lançamento oficial das Operações do Programa JURO ZERO, para o microempreendedor individual.
Local: Largo da Alfândega - perto do Mercado Público - Florianópolis.

17:20 - Ato = Lançamento do Plano de Investimento da Celesc para Agência de Criciúma.
Local: SDR de Criciúma - Criciúma.
Obs: investimento de R$ 42,4 milhões até 2015 em obras de melhorias e novas linhas de transmissão e subestações.

19:00 - Atos = Inauguração e visita às novas instalações da ACIT - Associação Empresarial de Tubarão;
- Lançamento do Plano de Investimento da Celesc;
- Palestra do Governador do Estado.
Local: ACIT - Tubarão.
Obs: investimento de R$ 60 milhões até 2015 em obras de melhorias e novas linhas de transmissão e subestações

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores