terça-feira, 8 de novembro de 2011

Edinho apresenta PL que beneficia Sistema Acafe

O deputado federal Edinho Bez (PMDB) apresentou nesta terça-feira, 8/11, um Projeto de Lei que pretende incluir os alunos das universidades públicas, mas não gratuitas, caso das universidade do Sistema Acafe, no FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – e no Prouni – Programa Universidade Para Todos. Para ele, se a intenção desses programas é ampliar o número de vagas na educação superior e contribuir para um maior acesso dos jovens à universidade, não há o porquê de estudantes dessas entidades ficarem de fora. “Apesar das universidades terem caráter filantrópico ou serem criadas por lei estadual ou municipal - o que lhes tornam públicas - os alunos têm que custear mensalmente seus estudos e alguns desistem no meio do caminho. Se tivessem acesso a um dos dois programas federais, a maioria chegaria ao final ”, justificou o deputado. Com informações da AI/DFEB

Continue lendo...

Ficha Limpa: STF deve julgar alterações nesta quarta-feira

Está prevista para às 14 horas desta quarta-feira, 9/11, com direito a transmissão pela TV Justiça, a sessão do STF que deve julgar alterações na Lei Ficha Limpa. A audiência deve bater nas alturas e a decisão poderá definir a situação de muitos pré-candidatos para 2012. Em muitos municípios, como Capivari de Baixo, situação e oposição deverão acompanhar de perto o resultado.

Leia mais...
Supremo Tribunal Federal julga nesta 4ª e deve alterar a Lei da Ficha Limpa

Continue lendo...

Sustentabilidade do trânsito

Os alunos do curso de Comunicação Social da Unisul apresentaram projetos sobre o tema sustentabilidade. Foram diversas abordagens e todas elas levam a pensar sobre o nosso futuro.

O trânsito é uma delas. Não sobre quem deve controlar, mas como gestores públicos e população devem se comportar. É visível que a situação está ficando cada vez mais complicada. As ruas e avenidas têm as mesmas larguras de décadas atrás, e o número de veículos é muito maior do que a capacidade para a qual foram projetadas.

A capital do nosso estado discute agora a construção de uma quarta ponte, estimada em mais de um bilhão de reais. Aqui em Tubarão a construção de pontes também é apontada como a solução para alguns dos problemas de trânsito.

Desde o início deste governo, o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) fala que sonha em construir uma ponte na Guarda, ligando a margem direita à esquerda. No centro da cidade as pessoas discutem onde seria melhor construir mais uma ponte. Próxima à Unisul, próximo ao Colégio São José? Quem sabe? O certo é que um bom estudo pode indicar o melhor lugar para se evitar os ‘achismos’.

Mas certo também é que estas pontes seriam apenas uma entre outras medidas que poderiam contribuir com sustentabilidade do nosso meio de vida. Se não pensarmos em benefício coletivo, vamos continuar construindo pontes, ampliando e duplicando rodovias, sem nunca dar conta da demanda crescente.

Não vemos em nossas cidades o debate sobre melhorias no transporte coletivo. O que poderia ser feito com um bilhão de reais em Florianópolis para incentivar as pessoas a deixar o carro em casa e usar um ônibus?

E em Tubarão. O que pode ser feito para incentivar as pessoas a usarem outros meios de transportes? Um bom projeto para valorizar o transporte coletivo deveria ser plataforma de campanha dos candidatos do ano que vem. Porque eu concordo que do jeito que está hoje, as pessoas vão continuar preferindo o conforto de um veículo particular ao aperto de um ônibus com horários e condições ruins.

Com um trânsito melhor poderemos ter menor consumo de combustíveis, mais qualidade de vida e esperança de sustentabilidade.

Continue lendo...

Pré-candidaturas sendo anunciadas

O atual presidente da JPMDB de Tubarão, João Marcelo Fretta Zappelini, anunciou no fim de semana aos amigos mais próximos o lançamento da pré-canditatura a vereador para as eleições de 2012. Além do apoio de familiares como Ari e Hercílio Zappelini, Waldir Fretta, Paulo e Rodrigo Althoff, ele recebeu ligações do tio, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira , e do Presidente estadual do PR, Sérgio Faust. João Marcelo vem buscando nomes para formar a equipe de trabalho e pretende iniciar 2012 com o grupo completo. Quanto a JPMDB, ele deixará a presidência do seguimento no final deste mês quando será eleito o novo diretório. O sucessor deve sair de um consenso entre os membros do grupo.

Continue lendo...

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Gabinete de Gestão Integrada

A segurança em Tubarão esteve em pauta na sessão da Câmara de Vereadores. Representantes de entidades que apoiam a criação do gabinete de gestão integrada estiveram presentes

Continue lendo...

Uma avaliação da Guarda Municipal

O Secretário de Segurança e Patrimônio de Tubarão, Carlos Eduardo de Bona Portão (PSB), o Preto, avalia como positivos os primeiros dias do trabalho dos agentes da Guarda Municipal já armados
As manifestações dos leitores estão liberadas. Mas volto a dizer e perguntar. Não sou contra o trabalho da Guarda Municipal, mas precisa mesmo estar armado para conferir documentos e abordar flanelinhas? Concordo com o argumento de quem não deve não teme, mas não preciso concordar com o jeito que nossa sociedade está 'evoluindo'.

Continue lendo...

Agenda do Governador, 8/11

11:00 - Evento = Lançamento oficial das Operações do Programa JURO ZERO, para o microempreendedor individual.
Local: Largo da Alfândega - perto do Mercado Público - Florianópolis.

17:20 - Ato = Lançamento do Plano de Investimento da Celesc para Agência de Criciúma.
Local: SDR de Criciúma - Criciúma.
Obs: investimento de R$ 42,4 milhões até 2015 em obras de melhorias e novas linhas de transmissão e subestações.

19:00 - Atos = Inauguração e visita às novas instalações da ACIT - Associação Empresarial de Tubarão;
- Lançamento do Plano de Investimento da Celesc;
- Palestra do Governador do Estado.
Local: ACIT - Tubarão.
Obs: investimento de R$ 60 milhões até 2015 em obras de melhorias e novas linhas de transmissão e subestações

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors