terça-feira, 25 de outubro de 2011

Um debate sobre a segurança

Este 25 de outubro é o Dia da Democracia. E diante da queda dos regimes ditatoriais pelo mundo afora é sempre bom lembrar e celebrar que vivemos um regime democrático.

Mas o que é democracia senão o direito de todos os cidadãos de debater, participar e de decidir em processos políticos. A democracia não se limita à igualdade jurídica, mas à liberdade de expressão e à dignidade social. Lembro isso, porque hoje vou falar de um assunto que com certeza vai deixar algumas pessoas contrariadas com a minha opinião.

A Guarda Municipal de Tubarão trabalha armada desde o último sábado. Infelizmente é uma situação que eu lamento. Não sou contra o trabalho da Guarda, mas sou contra colocar mais armas nas ruas.

O prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) atendeu aos apelos dos Guardas e cerca de R$ 300 mil foram investidos este ano em equipamentos de segurança para o setor. A morte do guarda Marcelo Silva foi o grande argumento para que os equipamentos e principalmente as armas fossem adquiridas. Sou a favor de que os GMs tenham material de segurança como um colete a prova de bolas, mas sou contra colocar mais armas nas ruas.

Não entendo, por exemplo, que seja necessário estar armado para orientar o trânsito, uma das funções da Guarda Municipal. Não entendo também a ausência da Guarda quando ela é necessária. Ontem a Águas de Tubarão realizava um trabalho na Rua Expedicionário José Pedro Coelho, um dos principais acessos à Unisul. Já era final de tarde, a rua estava interrompida, o movimento só iria aumentar com a proximidade do início das aulas e não havia nenhum Guarda Municipal por perto para orientar o trânsito que estava sendo desviado.

É óbvio que não sei o que pensa a maioria da população, mas uma leitora do Jornal Notisul que manifestou críticas ao trabalho da Guarda, recebeu no mesmo espaço do jornal uma resposta feroz de um GM, recheada de ataques à profissão da leitora. Não é este tipo de equilíbrio que se espera de um profissional que desde o último sábado trabalha armado.

Mas os GMs de Tubarão formam um grupo articulado, instruído, que luta por seus direitos e com certeza sabem da grande responsabilidade que assumiram. Como agora já está tudo feito, comprado, liberado e sendo usado nas ruas, nos resta torcer para que o seu uso dessas armas nunca seja necessário.

Continue lendo...

Governador libera recursos para obras em Tubarão e Capivari de Baixo

O Governador em exercício do estado, Eduardo Moreira (PMDB), esteve em Capivari de Baixo para a liberação de recursos. Foram mais de oitocentos mil reais para obras no município e também Tubarão

Continue lendo...

Horário Especial de Natal é definido em Tubarão

O horário do comércio no Natal de Tubarão já foi definido pelo Sindilojas, Sindicato Patronal e o Sindicato dos Trabalhadores. A partir do dia 8 de dezembro as lojas vão estar abertas até as dez da noite

Continue lendo...

Governador em exercício assina convênios com Tubarão e Capivari de Baixo

Como o leitor pode ter percebido, a agenda que foi divulgada do governador em exercício Eduardo Pinho Moreira pelo Sul do Estado, nesta terça-feira (25), não inclui a passagem por Capivari de Baixo. Mas a assessoria da SDR de Tubarão informa que às 15h, ele visita o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves e assinará convênios para os municípios de Capivari e Tubarão num valor total de R$ 875 mil.

Continue lendo...

Êxodo não é a solução para a segurança, diz Sardá

Continue lendo...

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Convidado por Colombo, Boeira segue para o PSD

A assessoria do deputado federal Jorge Boeira (PT) não confirmou a informação, mas ele deve se pronunciar oficialmente nesta terça-feira sobre a saída do partido. Convidado pelo governador Raimundo Colombo (PSD) deve ser o principal reforço da sigla recém formada. Boeira foi secretário municipal no governo de Neri Garcia (PMDB) em Araranguá nos anos 90. Foi eleito deputado federal pelo PT em 2002, ficou na suplência em 2006 e voltou a se eleger em 2010. Era cobiçado para ser candidato a prefeito de Criciúma e ao confirmar a mudança, confirma também que não será candidato a nada em 2012.

Continue lendo...

Agenda do Governador em exercício, 25/10

9:00 - Ato = Assinatura da ordem de serviço para obras no Aeroporto Diomício Freitas.
Local: Aeroporto Diomício Freitas - Forquilhinha.

10:30 - Assinatura = Atos Administrativos.
Local: Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional - Criciúma.

11:30 - Solenidade = Inauguração da pavimentação asfáltica na Rodovia ICR 253 - Ligação entre a Rodovia SC-444 e a Vila São José Distrito Industrial Bairro Aurora.
Local: Bairro Aurora - Içara.

Continue lendo...

Pauta da Alesc, 25/10

1 – Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

2 – Comissão de Saúde – Audiência pública “Análogos de Insulina pelo SUS”
Local: Plenarinho
Horário: 9 horas

3 – Reunião da Comissão de Trabalho e Serviço Público
Local: Sala das Comissões
Horário: 11 horas

4 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

5 – Sessão especial em homenagem aos Cirurgiões-Dentistas
Local: Plenário
Horário: 19 horas

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors