terça-feira, 18 de outubro de 2011

Casildo retoma atividades no Senado

O senador Casildo Maldaner (PMDB) retornou às atividades no Senado nesta terça-feira (18), depois de passar por um período de licença médica. Maldaner foi submetido, no último dia 21 de setembro, em Brasília, a um cateterismo, seguido de angioplastia, em virtude de problemas coronários.

Continue lendo...

Micro e Pequenas empresas ganham Frente Parlamentar

A Alesc instalou nesta terça-feira a Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas. O deputado Darci de Matos (PSD) assumiu o cargo de presidente e Dirceu Dresch (PT) o de vice-presidente. Também fazem parte da Frente Parlamentar os deputados Jorge Teixeira (PSD), Silvio Dreveck (PP) e José Nei Ascari (PSD). O presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Márcio Manoel da Silveira, destacou que há 360 mil microempresas e 45 mil empreendedores individuais no estado. Juntos, somam 99% das empresas de Santa Catarina e são responsáveis por 60% dos empregos formais. Para Ascari, a Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas será um grande fórum para a discussão de temas relevantes para a economia catarinense. “Será a oportunidade de realizarmos debates importantes que buscarão esse regime diferenciando, destacando aspectos importantes, trabalhistas, tributários ou até mesmo de busca de financiamentos”, ressaltou.

Continue lendo...

Diretoria para a educação a distância

O deputado estadual Jorge Teixeira (PSD) encaminhou, na tarde desta terça-feira (18/10), uma indicação ao Governador do Estado e ao Secretário de Estado da Educação, solicitando a criação de uma Diretoria de Educação a Distância, dentro da estrutura educacional do Estado. Teixeira atendeu pleito da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina, que levantou a ideia em reunião no mês de junho, realizada em Balneário Camboriú.

Continue lendo...

Qual é a vocação regional?

Muito se fala em aproveitar as obras em andamento como a BR-101 e o Aeroporto de Jaguaruna para alavancar o desenvolvimento da região. Mas que áreas podem se desenvolver? Qual é a vocação regional?

Hoje eu vou aproveitar um exemplo que envolve a Unisul TV para contar a história de um município de Minas Gerais que encontrou o seu rumo há mais de duas décadas. A cidade é Santa Rita do Sapucaí, que fica a 1.200 quilômetros de Tubarão. Ela fica no Sul do Estado e é mais próxima de São Paulo do que de Belo Horizonte. Tem 40 mil habitantes e 12 mil pessoas trabalham na indústria eletrônica. Mas há 25 anos não era assim. Todo o trabalho na cidade se resumia a produção de leite, milho e café.

Nos anos de 1970, os moradores de Santa Rita sintonizavam apenas emissoras de tevê de São Paulo. Um grupo de engenheiros montou uma repetidora a partir de Belo Horizonte para que a cidade do interior não perdesse a identidade com Minas Gerais.

Esta ação motivou a montagem de uma Escola Técnica de Eletrônica, a ETE, e depois o Instituto Nacional de eletrônica, uma faculdade de engenharia eletrônica. Passado este tempo, a cidade hoje é o principal polo de eletrônica do Brasil. Lá estão 160 empresas do ramo. Com tecnologia nacional, elas produzem enlaces de microondas para televisão, transmissores para rádio AM, FM e televisão.

A primeira empresa foi a Linear Equipamentos Eletrônicos, criada por quatro engenheiros da cidade. Eles fabricam o transmissor que a Unisul TV usa para fazer as imagens chegarem a sua casa e estão montando o novo transmissor que a Unisul TV vai instalar em Laguna.

No último dia 3 de outubro a Linear foi adquirida pela japonesa Hitachi Kokusai e passou a se chamar Hitachi Kokusai Linear. A empresa que já exportava para toda a América Latina, partes da Ásia e do oriente com fábrica nos Estados Unidos, agora vai entrar no mercado japonês por causa da nova controladora. Santa Rita do Sapucaí é cortada pelo rio que dá sobrenome à santa. Fica longe de tudo: 200 km de São Paulo e 400 km de Belo Horizonte. Não tem aeroporto e fica a 17 quilômetros da Rodovia Fernão Dias ou da Via Dutra.

Com todo este parque tecnológico, fatura a cada ano R$ 2 bilhões. Ainda mantém a produção de leite, café e milho, mas encontrou uma alternativa que não polui o ambiente e emprega toda a mão de obra da região. O desemprego lá é zero.

O município tem duas incubadoras de empresas e dois distritos industriais com empresas em fase de sedimentação. Duas empresas catarinenses de tecnologia foram atraídas para aqueles polos. Um garoto de 16 anos, em uma empresa incubada já construiu um robô e fez um protótipo de uma mão mecânica com inovações que não têm similar no mundo.

E aí eu volto a perguntar? Qual a nossa vocação? Vamos ter aeroporto, rodovia duplicada e porto do nosso lado, mas sem vocação definida, será que vai adiantar?

Continue lendo...

Requerimento rejeitado em Imaruí

O requerimento dos vereadores de Imaruí, Elina Roussenq e Vanderlei Cunha, o Vando, ambos do PMDB, pedindo informações sobre a instalação de um Complexo Prisional no município foi rejeitado na sessão desta segunda-feira, 17/10. “Imaginem só, nem as informações nós (população) podemos ter”, comentou a vereadora Elina.

Leia mais...
Imaruí: informações sobre o presídio

Continue lendo...

Vereadores aprovam contas de 2006 de Stüpp

Continue lendo...

Ênio Batista: “quadro clínico grave”

Novo boletim médico divulgado pelo Hospital Socimed mantém o quadro instável e grave do jornalista Ênio Batista. Ele está internado desde sexta-feira (14/10) após sofrer um AVC. O texto confirma a gravidade e a ciência dos familiares sobre a situação.

Confira o texto na íntegra: “Cliente instável, segue com quadro clínico grave. Familiares cientes da gravidade do caso. Segue entubado, sedado, conectado ao ventilador mecânico. Realizou cirurgia, recebendo medicação para manter pressão. Mais informações somente com a família.”

Continue lendo...

Agenda do Governador, 18/10

10:00 - Ato = Sanção Governamental da Lei que altera a redação original da Lei nº 12.536/2002, dispondo sobre a criação e vinculação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA/SC e do Fundo da Infância e da Adolescência - FIA.
Local: Auditório da Secretaria de Administração - Centro Administrativo do Governo - Florianópolis.

14:00 - Ato = Entrega de Certificado da ONU de Cidades Resilientes (Lages e Araranguá ) - durante a Semana Internacional de Redução do Risco de Desastres.

Continue lendo...

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Pauta da Alesc, 18/10

1 - Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

2 – Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais – Audiência pública “A violência e o extermínio de jovens em SC”
Local: Plenarinho
Horário: 9 horas

3 – Reunião da Comissão de Trabalho e Serviço Público
Local: Sala das Comissões
Horário: 11 horas

4 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

5 – Reunião da Frente Parlamentar do Transporte
Local: Sala das Comissões
Horário: 14 horas

6 – Instalação da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas
Local: Sala das Comissões
Horário: 17 horas

7 – Lançamento do livro “Construindo outra educação”, do professor doutor Dilvo Ristoff
Local: Hall da Assembleia
Horário: 19 horas

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors