quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Poluição do ar: responsabilidade de todos

A região vive em constante alerta com todos os tipos de poluição. Uma delas passe quase despercebida, mas a preocupação com a poluição do ar que respiramos também deve ser redobrada.

Um aluno de mestrado da Universidade Federal resolveu estudar as metodologias de identificação de emissores de material particulado, que podem ser desde grãos de poeira até materiais poluentes. Para isso instalou dois filtros para medir e obter dados para o estudo. Um deles foi colocado em Tubarão e outro em Capivari de Baixo. Não foram encontrados índices de poluição acima do permitido por lei, mas o resultado do trabalho mostra uma tendência geral da poluição do ar nas duas cidades. Outros estudos ainda vão ter que ser feitos para dar afirmações precisas quanto às concentrações dos poluentes e fontes, mas fica o alerta.

A pesquisa indica que em dias com vento norte, nordeste e leste/nordeste a concentração de partículas é maior. Também nos dias de chuva ocorre maior concentração. O estudante recomendou um monitoramento mais amplo para investigar a poluição do ar. Alguns poluentes encontrados, como o dióxido de enxofre (causador da chuva ácida) provavelmente exercem influência sobre o meio ambiente da região sul.

O estudo precisa ser entendido como uma alerta para que a população pressione as autoridades competentes para evitar que a situação fuja do controle e seja tarde demais. Vereadores de todos os municípios podem se mobilizar para cobrar um controle mais efetivo das condições do ar. Outros estudos também precisam ser incentivados para confirmar a situação. Será que a incidência de algumas doenças em nossa região tem relação com a péssima qualidade do ar?

E se engana quem pensa que o problema é causado somente por este ou aquele setor industrial. O cidadão comum também tem a sua parcela de culpa.

Em Jaguaruna, por exemplo, o número de incêndios em matas mais que triplicou nos últimos três anos. Foram 15 registros em 2008, 25 em 2009 e 50 em 2010. Em 2011 a situação deve ficar ainda pior. Até a última segunda-feira, os bombeiros voluntários do município já haviam registrado 40 incêndios em 2011 num sério indicativo de que novamente o ano anterior vai ser superado.

Estes incêndios também causam poluição do ar e um grande transtorno. Geralmente os terrenos são localizados a beira de estrada e a fumaça é causa de sérios acidentes. Isso sem contar o risco que os bombeiros enfrentam para controlar este fogo que poderia ser evitado.

Fica o registro e o alerta.

Confira reportagem da TVBV



Confira reportagem da Unisul TV

Continue lendo...

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Reforma ou remendo?

A Reforma Administrativa da Prefeitura de Tubarão recebeu ajustes esta semana. Só que o Projeto de Lei com as alterações não foi aprovado por unanimidade.Foram seis votos favoráveis e quatro contrários. O vereador Dionísio Bressan explica a razão de ter sido contrário a decisão. O líder do governo na câmara, vereador Jeferson Brunato, também responde

Continue lendo...

Arte em cheques, 22/9


Continue lendo...

Propaganda Partidária - PPS

O PPS exibe, na noite desta quinta-feira (22/9), a propaganda partidária em rede nacional. O programa tem duração de dez minutos e vai ao ar às 20h no rádio e às 20h30 na televisão.

Continue lendo...

Ordem do Dia da Câmara de Vereadores de Tubarão, 22/9

Os Vereadores de Tubarão, através da Comissão de Finanças e Orçamento, através de seu Presidente, Vereador Dionísio Bressan Lemos, torna público que realizará a AUDIÊNCIA PÚBLICA prevista no inciso I, do parágrafo único do art. 48 da Lei Complementar n.º 101/2000, referente à Lei de Diretrizes Orçamentária para a elaboração do orçamento municipal do exercício de 2012 no dia 22 de setembro às 16h00min na sede do Poder Legislativo Municipal, localizado na Rua Dr. Otto Feuerschuette, s/nº, Bairro Vila Moema. A referida audiência será aberta aos que desejarem participar.

Após o encerramento desta audiência, os Vereadores darão início a 62ª Sessão Legislativa Ordinária de 2011, onde, no espaço destinado à Ordem do Dia irão deliberar sobre as seguintes matérias:

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 093/2011(060/2011 na origem) de autoria do Poder Executivo Municipal, que revoga a Lei Municipal nº 3.379/2009, que dispõe sobre a permanência de crianças e adolescentes em vias públicas, casas que explorem comercialmente diversões eletrônicas, bares/boates e em locais que vendam ou forneçam substâncias que causem dependência química e fogos de estampido e artifício. Este projeto em sua segunda votação.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N° 004/2011 de autoria da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, que dispõe sobre a deliberação ao veto aposto pelo Poder Executivo Municipal ao Autógrafo de Lei Ordinária nº 081/2011. Este projeto em uma única votação.

Continue lendo...

Pauta da Alesc, 22/9

1 – 1º Simpósio Internacional dos Transtornos Associados à Síndrome do X Frágil
Local: Auditório Deputada Antonieta de Barros
Horário: 8h

2 – Sessão Ordinária da Assembléia Legislativa
Local: Plenário Deputado Osni Régis
Horário: 9h

3 – Lançamento Literário - "Dimensões Contextuais da Educação Brasileira"
Local: Hall do Plenarinho
Horário: 18h

• Esta pauta pode sofrer alterações no decorrer do dia.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors