segunda-feira, 20 de junho de 2011

“PT precisa acertar na estratégia”, diz Paludo

A decisão do PT de Tubarão de acompanhar a decisão do presidente municipal da sigla, Olávio Falchetti, de não realizar coligações para as eleições 2012, gera desdobramentos no processo pré-eleitoral da cidade. Cedo demais? Radical demais? Confiante demais? Pois esta posição gerou também a curiosidade de saber o que a direção estadual da sigla pensa sobre o tema. Na entrevista abaixo feita por e-mail, o secretário geral do diretório estadual José Roberto Paludo esclarece que as diretrizes partidárias para o próximo ano ainda não foram definidas e que o andamento do processo, que ainda está em construção, é que deverá dizer se é melhor chapa pura ou não. Porém ele também acredita que seja possível uma vitória sem coligação. “O PT tem experiências de ser a ‘bola da vez’ e perder eleições porque se aliou com antigos adversários”, diz.

BRM - O PT de SC já tem diretrizes definidas para as eleições de 2012 quanto ao tema coligações?
José Roberto Paludo -
O PT está na fase de diagnóstico para as eleições 2012. Estamos promovendo reuniões em todas as regiões do Estado (agora são 33 regionais) e estamos perguntando aos presidentes municipais sobre candidatura própria ou coligações e chapa de vereadores. Com base nessas informações faremos um planejamento no dia 9 de julho.

BRM - A dúvida surge pelo fato de Tubarão já ter definido que novamente vai disputar o pleito com chapa pura. Decidir isso agora pode ser considerado muito cedo?
JRP - Os municípios têm grande autonomia para tomar essas decisões, especialmente em se tratando de chapa pura. Nossa maior preocupação é evitar alianças amplas, fora dos critérios partidários (ainda por definir), porém, chapa petista é sempre bem vinda. Sabemos que taticamente, quem é oposição deve colocar a pré-campanha na rua mais cedo, mas com o cuidado para não cometer ilegalidades, nem desgastar os candidatos. No caso específico de Tubarão, temos um nome que foi muito bem votado para deputado estadual em 2010 e poderá ser um forte candidato no próximo ano. Porém, o PT estadual definirá um calendário oficial para tomar as decisões, que será apenas no ano que vem, neste ano possivelmente iremos mobilizar apenas os municípios onde poderão ocorrer prévias.

BRM - Respeitando é claro, a autonomia do diretório municipal, poderá haver algum tipo de recomendação aos petistas tubaronenses?
JRP - A recomendação é apenas que não cometam ilegalidade e tomem cuidado para não desgastar o Partido, nem o possível candidato ou candidatos. Porém, isto não tem como prever com precisão, somente colocando o Partido para funcionar, preparar-se, mobilizar a militância, então o saldo será positivo.

BRM - O PT de Tubarão tem no momento um pré-candidato (Olávio Falchetti) que lidera as pesquisas, mas a história e o modelo político atual mostram que sozinha uma sigla enfrenta dificuldades na disputa eleitoral. Você acredita que este tipo de argumento poderá fazer Falchetti mudar de ideia?
JRP - Acho que é a vez do companheiro Olávio ser o prefeito de Tubarão a partir de 2013 e o PT precisa acertar na estratégia para isso. Devemos fazer pesquisa, debater a estratégia, fazer planejamento e ir construindo as condições para sermos vitoriosos. Este processo deverá nos dizer se o melhor é disputar com ou sem alianças. Assim como normalmente um partido não vence eleições sem alianças, o PT tem experiências de ser a "bola da vez" e perder eleições porque se aliou com antigos adversários. Enfim, deve ser um tema em construção.

BRM - Você considera possível nos dias de hoje vencer uma eleição sem uma forte coligação?
JRP - Sim, é possível. Em política quase tudo é possível, mas depende da combinação de muitos fatores. Pelos resultados práticos a regra é coligar para ganhar, mas pode sim haver exceções, porém, repito, depende da combinação de muitos fatores que se pode controlar e outros que não se tem controle, mas pode-se saber aproveitar os erros dos adversários.

Continue lendo...

Rhumor - JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Ordem do dia Câmara de Vereadores de Tubarão, 20/6

Os Vereadores de Tubarão estarão reunidos nesta segunda-feira, 20 de junho, em seu horário regimental das 19 horas.

Na pauta desta Sessão está prevista a deliberação do PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 032/2011 de autoria do Ver. Evandro Souza de Almeida, que dispõe sobre o benefício de meia entrada em espetáculos públicos para estudantes em Tubarão e revoga a Lei nº 1.992/96. Este projeto em sua primeira votação.

Continue lendo...

Porto de Imbituba recebe novos investimentos

Com um valor estimado de R$ 440 milhões para investir em Imbituba a Santos Brasil, empresa responsável pelo porto, recebeu no sábado (18/6) um novo equipamento para tornar viável a atracação de grandes navios e possibilitar futuros investimentos

Continue lendo...

Ordem do dia Câmara de Vereadores de Imaruí, 20/6

MATÉRIA DO PODER EXECUTIVO PARA SEGUNDA DISCUSSÃO E DELIBERAÇÃO
Projeto de Lei nº. 030/2011, de 14 de abril de 2011, “Dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária do exercício de 2012, e dá outras providências”. (Acompanhado de Parecer)

Continue lendo...

Agenda do Governador, 20/6

17:00
SOLENIDADE
-Abertura oficial da EXPOSUPER 2011 - Feira de Produtos e Serviços para
Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas.
-Entrega do Título de Sócio Honorário da Associação Catarinense de
Supermercados - ACATS ao Governador.
Local: Complexo Expoville - Joinville.

18:30
VISITA
AJORPEME - Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média
Empresa
Local: Rua Urussanga, 292 - Bucarein - Joinville.
Contato: (47) 2101-4100 AJORPEME.

19:30
SOLENIDADE/JANTAR
Posse dos Membros da Diretoria e dos Conselhos, dos Presidentes dos
Núcleos e Coordenadores da Gestão Compartilhada da Associação Comercial e
Industrial de Joinville (ACIJ).
Local: Sociedade Harmonia Lyra, Rua XV de Novembro - Centro - Joinville.

Continue lendo...

Pauta da Assembleia Legislativa, 20/6

Reunião extraordinária da Comissão de Transportes
Local: Sala de Imprensa
Horário: 9h30min
Em pauta: Deputado Valmir Comin (PP), presidente da comissão, e o deputado federal Edson Bez (PMDB) apresentam relatório do DNIT sobre obras na BR - 101 trecho sul

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors