terça-feira, 7 de junho de 2011

Urbanizar para melhorar

Os crescentes índices de violência na região continuam a assustar a população. Os números mostram que a solução do problema não passa apenas pelo reforço policial.

Faltam policiais, é verdade, mas é fato também que as nossas polícias nunca trabalham e prenderam tanta gente. Cresceram o número de vagas nas cadeias, mas não o suficiente para abrigar todos aqueles que estão sendo detidos.

E mesmo assim a gente continua acompanhando casos de assassinatos no meio da tarde, tiroteios a qualquer hora do dia e até invasão armada de hospital.

Vai ficar pior se continuarmos agindo somente nas conseqüências sem nos preocuparmos com as causas de tudo isso. De nada vai adiantar um guarda a mais armado nas ruas se a condição social da população não melhorar.

Este trabalho social pode ser feito de várias formas e vamos tomar como exemplo a urbanização de nossas cidades. Aqueles com melhores condições financeiras vão se isolando em condomínios fechados, investindo em conforto e segurança. Não lhes faltam opções de lazer e uma vista agradável do quintal de casa.

Enquanto isso, as áreas mais humildes são relegadas ao descaso sem as mínimas condições de uma vida descente. Vivendo em áreas sem planejamento, ficam longe de direitos básicos do cidadão como acesso à educação e saúde.

Um bairro de ruas estreitas, esburacadas, sem saneamento básico, sem coleta de lixo fica à mercê da criminalidade. O transporte público provavelmente passa longe pela falta de condições de tráfego das vias. Por consequência, a polícia ou um socorro médico também não passam lá ou têm dificuldades de agir quando são chamados.

Portanto, a urbanização dos bairros e o melhor planejamento na ocupação de áreas também são ações determinantes para combater a pobreza e a criminalidade.

Certamente uma cidade bonita e agradável para todos não será cenário para a violência e a desigualdade social.

Bairro Dehon bem servido

A inauguração do Centro de Convivências da Unisul vai centralizar o atendimento aos alunos, mas não há como contestar que a comunidade em volta do campus também será uma das mais beneficiadas. De uma hora para a outra a região (bairro Dehon e arredores) ganha um centro comercial com agências bancárias e lotérica, opções de restaurantes e um ponto de referência e encontro. A valorização imobiliária na área também deverá ser sentida no futuro. Para deixar o bairro com melhor estrutura na área de serviços só falta mesmo um supermercado.

Rhumor - JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Pauta da Assembleia Legislativa, 7/6

1 – Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

2 – Reunião da Comissão de Trabalho e Serviço Público
Local: Sala das Comissões
Horário: 11 horas

3 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

4 – Lançamento da Expo Concórdia- Feira da Indústria e
Comércio
Local: Hall
Horário: a partir das 18 horas

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores