terça-feira, 31 de maio de 2011

Retratos do abandono

A vereadora de Criciúma, Romanna Remor (DEM), tem feito sucesso por lá com os vídeos que mostram obras paradas da administração municipal. Será que eles estariam servindo de inspiração para os vereadores de Tubarão? Não chega a tanto, mas o vereador Dionísio Bressan (PP) promete para as próximas sessões reunir fotografias que mostram a situação precária do acesso sul da cidade, a rua Sílvio Búrigo. Segundo o vereador, a via pública “é o retrato do abandono, onde buracos, atoleiro, mato e lixo dominam a paisagem”.

Continue lendo...

Veto ao 65º táxi é mantido

O veto do prefeito de Gravatal, Rudnei Fernandes (PMDB), o Nei, ao Projeto de Lei que criaria o 65º ponto de táxi do município foi mantido pelos vereadores. O PLO 03/2011 entrou na pauta da sessão da Câmara de ontem (30/5) e recebeu um voto contrário e duas abstenções, o que garantiu a manutenção do veto. Na sessão da semana passada o projeto havia sido retirado da pauta por pedido de vistas do vereador Hamilton Firmino (PP).

Leia mais...
Gravatal já tem 64 pontos de táxi

Continue lendo...

Professores organizam Apitaço

O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Educação da Rede Municipal de Tubarão e Capivari de Baixo (Sintermut) estima que a adesão à greve iniciada hoje em Tubarão seja de 60%. Os professores marcaram para amanhã (1º/6) um Apitaço em frente à antiga rodoviária, às 8 horas. Para a sexta-feira (3/6), está prevista uma reunião com o Comando de Greve na Secretaria de Educação.

Continue lendo...

Comtur de Gravatal tem novo presidente

O empresário Sidicley Graciano foi eleito nesta terça-feira para presidir do Conselho Municipal de Turismo de Gravatal (Comtur). A diretoria terá ainda o vice-presidente Edson Bonoto, Adilson Lunardi como tesoureiro, a ex-presidente Marta Maria Mendes de Oliveira como secretária e Matheus Rodrigues como segundo secretário. O prefeito Rudnei Fernandes (PMDB), o Nei, participou da posse e solicitou o apoio do Comtur no envolvimento das decorações e programações do Cinquentenário de Gravatal, que deverá ser comemorado em conjunto com o Natal das Águas.

Continue lendo...

E se a educação não fosse prioridade?

Em toda campanha eleitoral é a mesma coisa. Educação está entre as prioridades dos candidatos. E eu fico imaginando se ela não estivesse nesta lista.

Quem sabe a gente teria um modelo educacional comparado aos melhores do mundo. Pagaria salários decentes aos professores. Daria a eles condições de trabalho que se refletiriam em melhores aulas com estudantes mais interessados e motivados em aprender. Afinal de contas, teriam diante de si, mestres devidamente preparados para repassar o conhecimento. Pessoas felizes da vida pela carreira que escolheram.

Quem sabe se a educação não estivesse entre as prioridades, as instalações escolares seriam locais onde não faltaria nada. Prédios e moveis novos, equipados com a tecnologia mais moderna possível. Tudo à disposição de professores, estudantes e comunidade. As escolas seriam o ponto de encontro de todos. Teríamos projetos de construção de universidades e pólos de desenvolvimento regional orçados em milhares de reais, com direito a aditivos diversos e quase sem limite.

Com nossa educação, fora das prioridades, estaríamos aptos a sediar os congressos mundiais mais importantes da área e ganharíamos prêmios como Nobel, da mesma forma que vez ou outra temos o melhor jogador de futebol do mundo. Aliás, poderíamos manter por aqui os melhores cientistas que preparamos e a presença deles em nossas universidades e centros de pesquisa atrairiam a atenção de olheiros de todo o mundo.

Mas infelizmente, a educação está entre as prioridades nacionais. E da mesma forma como a saúde e a segurança, temas que também estão na lista dos políticos, vive uma crise sem precedentes e com muita dificuldade de enxergar uma luz no fim do túnel.

A greve dos professores da rede estadual e municipal apenas expõe uma parte da falta de comprometimento daqueles que tem a caneta na mão. Não conseguem cumprir nem o que diz a lei. Seja por falta de dinheiro, planejamento ou por estarem presos a um sistema que deixa o orçamento e as ações engessadas.

O que não pode é um assunto dito prioritário, ser tratado como uma obrigação e que na realidade fica lá na ponta de baixo da lista de tarefas.

Continue lendo...

Paraná cancela aposentadorias de ex-governadores

O governo do Paraná cancelou as aposentadorias de quatro ex-governadores. Mário Pereira, Jaime Lerner, Roberto Requião e Orlando Pessuti receberiam R$ 24.117,62 hoje. O dinheiro depositado na conta corrente dos políticos é o mesmo valor atribuído ao governador no exercício do cargo. Leia mais...

Enquanto isso, em Santa Catarina...

Continue lendo...

Vereadores recebem professores na Câmara

Os vereadores da Câmara de Tubarão estarão reunidos com os professores da Rede Municipal de Ensino, às 15h, desta terça-feira (31/5) no Plenário da casa. Eles ouvirão as reivindicações da classe, para posteriormente buscarem soluções conjuntas.

Continue lendo...

Mais lixeiras

O assunto já foi comentado aqui no blog e ontem também foi destacado na sessão da Câmara de Tubarão. O vereador Deka May (PP) pediu informações sobre a instalação de lixeiras na cidade, principalmente nas ruas de comércio intenso.

Leia mais
E as lixeiras?

Continue lendo...

Rhumor - JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Pauta a Assembleia Legislativa, 31/5

1 – Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira - Seminário ''Plano Nacional de Educação: Pensando um novo PNE''
Local: Salão Nobre do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês - Chapecó
Horário: 8h30min

2 – Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

3 – Comissões de Agricultura e de Turismo e Meio Ambiente – Audiência pública "Necessidade de ações para o avanço da agricultura orgânica/agroecológica em SC”
Local: Plenário
Horário: 10 horas

4 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

5- Coletiva com o presidente, deputado Gelson Merisio ( DEM)
Local: Sala de Reuniões da Presidência
Horário: 14h30min
Em pauta: Salários e aposentadorias

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors