terça-feira, 3 de maio de 2011

Brunel quer ampliar a base

O prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB), ainda não escolheu o novo secretário da Indústria e Comércio do município. Disse que não tem pressa para definir e que pretender aproveitar a saída do ex-secretário Nilton Pereira (PTC), o Niltinho, para atrair um partido de fora da atual base aliada.

Continue lendo...

PSD: adesões e traições

As principais lideranças do DEM estão de saída do partido para participar da fundação do PSD, entre elas o atual governador Raimundo Colombo. Do jeito que está deviam apenas mudar o nome de DEM para PSD, quase do mesmo jeito que foi de PFL para DEM.

Mas o fato é que muita gente sente-se traída nesta história toda. E não são só os eleitores do DEM que votaram no partido porque ele representava oposição ao governo federal. Membros de outras siglas também estão com o mesmo sentimento.

O prefeito de Imbituba, Beto Martins (PSDB), por exemplo, lamentava sobre qual explicação iria dar para os eleitores e que pela segunda vez estava levando bola nas costas. Em 2006, pediu votos para Djalma Berger que depois deixou o PSDB para entrar no PSB. Em 2010 pediu votos para Jorginho Melo que agora pode seguir para o PSD. Em conversa com a deputada federal Carmen Zanotto (PPS) pediu para que ela resistisse aos convites e que iria valer a pena continuar e manter a aliança com o PSDB, da qual o DEM também faz parte. Carmem disse que fica no partido, nem que seja para apagar a luz.

Entre as lideranças que decidiram mudar de partido a missão agora é garantir a adesão de prefeitos e vereadores. O secretário regional de Laguna, Christiano Oliveira já decidiu que segue para o PSD. Ele deve liderar o processo naquela região. Já conversou com o prefeito de Imaruí Amarildo Souza que ficou de conversar com a base de apoio, mas também deve aderir ao novo partido. Seguem também os vice-prefeitos de Imbituba, Garopaba, Paulo Lopes e vereadores.

A outra prefeita do Democratas da região, Leonete Back de São Martinho, será procurada pelo deputado estadual José Nei Ascari. O deputado, inclusive, teve um encontro ontem com demistas da região de Araranguá. Lá são dois prefeitos e quatro vice-prefeitos do partido. Sentiu que a adesão será grande. Ascari também conversou com lideranças do partido em Criciúma, Içara, Forquilhinha, Urussanga e Orleans.

Em Tubarão, o grupo do vereador Jairo Cascaes já havia decidido na semana passada que seguiria os passos do governador Raimundo Colombo. Portanto o PSD já nasce na cidade com uma cadeira na Câmara de Vereadores.

A troca de siglas é um direito que as pessoas têm e que está sendo exercido a partir de uma brecha existente na legislação. Para fugir da infidelidade partidária fundam um novo partido agora e lá na frente ainda poderão fazer uma fusão, dando novamente liberdade para um troca-troca.

Tem jeito para acabar com esta situação? Tem, mas é difícil que ele apareça. A forma de acabar com este circo e com o total enfraquecimento dos partidos políticos é acabar com as coligações. Sem elas, por exemplo, o PSD terá nas eleições de 2012 um tempo muito pequeno em rádio e televisão. Mas como ninguém acredita que esta decisão seja tomada, o novo partido já tem até aliado definido para a próxima campanha eleitoral, o PSB, que vai lhe garantir a visibilidade.

E fica mais difícil ainda de acreditar no fim das coligações porque são os próprios parlamentares que decidem o que entre e o que não entra na reforma política. Alguém espera que eles decidam contra algo que os favorece?

Continue lendo...

Modelo de visitas será modificado

Outro motivo para deixar o Secretário Haroldo Silva (PSDB), o Dura, contente é que provavelmente nenhuma outra SDR terá a presença do governador durante tanto tempo. O modelo aplicado na semana passada no Sul do Estado dificilmente será repetido nas visitas que serão feitas para as outras 33 SDRs.

Se for mantido o mesmo ritmo as visitas só irão terminar em julho ou agosto. A proposta deve ser aprimorada, com agendas reduzidas e mais SDRs contempladas num mesmo dia.

Continue lendo...

Dura sorridente

Secretário de Desenvolvimento Regional Haroldo Silva (PSDB) era, e com razão, um dos mais sorridentes na passagem do governador Raimundo Colombo (DEM) por Tubarão. Dura organizou um prestigiado jantar na véspera e depois no dia da visita participou de uma agenda concorrida e objetiva. Agora aguarda para essa semana a noemação do restante da equipe da SDR para tocar, efetivamente, o trabalho.

Continue lendo...

Eleições nos novos municípios

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Sérgio Torres Paladino, e a assessora-chefe da Corregedoria Regional Eleitoral, Renata Fávere, reuniram-se nesta segunda (2/5) com a Comissão de Emancipação de Balneário Rincão para decidirem os procedimentos das eleições no novo município, localizado no Sul do estado.

Apesar de a criação do município ter sido convalidada em 18 de dezembro de 2008, quando foi promulgada a Emenda Constitucional nº 57, o pleito para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores só será possível em 2012 porque as eleições devem acontecer de modo simultâneo em todo o País, conforme prevê o artigo 29, inciso I, da Constituição Federal.

- E essa regra é a mesma que se aplica ao novo município de Pescaria Brava - observou Fávere.

A assessora-chefe esclareceu que não será necessária a criação de cartórios eleitorais, pois os novos municípios ficarão vinculados aos cartórios já existentes de Içara (Balneário Rincão) e Laguna (Pescaria Brava). O TRE-SC expedirá ainda um regulamento para esclarecer, por exemplo, como serão o procedimento de transferência de eleitores e as regras para os partidos.

Continue lendo...

PRTB sem Fundo Partidário por nove meses

A temporada de cortes no Fundo Partidário dos partidos políticos com problemas na prestação de contas recomeçou. O PRTB de Santa Catarina teve as contas de 2009 reprovadas e por isso ficará sem o repasse do FP por nove meses. Ontem encerrou o prazo para a entrega das prestações de contas referentes a 2010.

Continue lendo...

Rhumor - JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Charge do João Manoel

Continue lendo...

Pauta da Assembleia Legislativa de SC, 3/5

1 – Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

2 – Reunião da Comissão de Trabalho e Serviço Público
Local: Sala das Comissões
Horário: 11 horas

3 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

4 – Reunião da Comissão do Mercosul
Local: Sala de Imprensa
Horário: 18 horas
Em pauta: Eleição do vice-presidente

5 – Comissão de Transportes – Audiência pública “Situação das rodovias estaduais”
Local: Sala das Comissões
Horário: 18 horas
Em pauta: Foram convidados Valdir Cobalchini, secretário de Infraestrutura, e Paulo Meller, diretor do Deinfra

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors