terça-feira, 29 de março de 2011

Beth Xuxa preside o PSDB Mulher

A vereadora Albertina Carvalho, a Beth Xuxa, foi escolhida para presidir o PSDB Mulher de Tubarão. A reunião que definiu a composição da Comissão Executiva do segmento foi realizada nesta terça-feira. A suplente Ione Nunes, será a vice. A escolhida para ocupar o cargo de honra foi a também suplente, Marta Estelina Vargas, a Marta Parteira.

Da mesma forma como ocorreu nas Convenções do Diretório Municipal e do PSDB Jovem, a escolha da nova diretoria da ala feminina foi realizada mediante consenso, com apenas uma chapa inscrita.

Continue lendo...

Atraso do Sul

O deputado José Milton Scheffer (PP) reforçou hoje na Alesc que a péssima situação das estradas federais, a oferta insuficiente de energia elétrica, o que obriga muitas empresas a trabalharem apenas em um turno, e a demora nas obras do Porto de Imbituba e do aeroporto de Jaguaruna estão impedindo o desenvolvimento econômico do Sul catarinense. Ele lamentou o isolamento econômico da região, que amarga a falta de grandes investimentos e novas oportunidades, enquanto o Planalto Norte e a Serra comemoram a instalação de grandes empresas.

Continue lendo...

Vistorias nas SDRs começam em abril

O governador Raimundo Colombo (DEM) ainda não conseguiu nomear todos os secretários de desenvolvimento regional, mas já definiu que as visitas às SDRs terão início em 19 de abril. Araranguá, Criciúma e Tubarão serão as primeiras a recebem o staff do governador.

Já no dia 4 de maio será realizado um seminário estadual com a participação de todos os secretários centrais, Regionais e presidentes de empresas de economia mista, autarquias e fundações. O encontro de todo o Colegiado tem o objetivo de integrar o governo e finalizar essa primeira etapa da administração Raimundo Colombo, quando todos os secretários e presidentes foram ouvidos em seguidas reuniões e tiveram a oportunidade de apresentar projetos e ações desenvolvidos pelas pastas.

Continue lendo...

Macrodrenagem: Governo Federal garante recursos

A prefeitura de Tubarão teve a confirmação dos recursos do Governo Federal para realizar a macrodrenagem da margem esquerda no município. A partir de agora a administração vai iniciar o processo licitatório para começar a obra

Continue lendo...

Mais vereadores, e agora?

Vereadores de Tubarão aprovaram na sessão de ontem o aumento no número de vagas do legislativo. Na próxima eleição, em 2012, o número sobe de 10 para 17. Todas as câmaras têm até o mês de setembro para votar as readequações previstas em Emenda Constitucional 58.

Vale lembrar que o aumento no número de vereadores não significa aumento no repasse das prefeituras para as câmaras. O vereador João Fernandes (PSDB) foi o único a votar contra a decisão de ontem. Para ele, com mais vereadores vai se deixar de economizar. Propôs até redução de salários. O certo é que a gestão dos recursos públicos terá de ser ainda mais rigorosa e com mais pessoas para fiscalizar, é isso mesmo o que se espera.

Mas o que deve ocorrer com este aumento é uma mudança de comportamento. Os chamados representantes do povo devem reforçar este compromisso e trabalhar mais para os interesses da comunidade. Com mais vereadores, espera-se também que mais bairros tenham representantes diretos na casa legislativa.

A participação de um número maior de partidos também deve ser outro reflexo direto desta mudança. No ano 2000, ano em que foram eleitos 19 vereadores em Tubarão, seis partidos foram representados (PPB, PMDB, PDT, PFL, PSDB, PTdoB). A partir de 2004, quando o número de vagas caiu para 10, somente quatro siglas passaram a ter membros na Câmara (PDT, PSDB, PP, PMDB). Situação que se repetiu em 2008 (PP, PMDB, PSDB, PDT).

Por fim, com um processo mais democrático aguarda-se por uma campanha eleitoral mais barata. Na teoria serão necessários menos votos. Partidos menores e candidatos com poucos recursos ganham mais chances de conquistar a eleição. O PT, por exemplo, que está longe da Câmara desde 1996, é uma das siglas que mais sonha com esta igualdade.

Continue lendo...

Vereadores de TB: ausência sentida

Na chegada em Tubarão representantes da associação Vias do Sul avaliaram o resultado da audiência e lamentaram a falta dos vereadores da cidade

Continue lendo...

Mais critérios nas homenagens

O professor e preparador físico da Hipper Freios/Unisul, Marco Freitas, foi indicado pelo vereador Caio Tokarski (PMDB) para receber o título de Cidadão Tubaronense. Ao mesmo tempo em que apresentou o projeto, Tokarski também fez proposta para definir os critérios para a concessão dos Títulos de Cidadão Honorário e de Honra ao Mérito. Hoje cada vereador faz duas indicações por ano, totalizando 20 homenageados. A ideia é fazer apenas uma indicação.

Continue lendo...

Dez mil votos do ‘se’

O ‘se’, todos sabem, não entra em campo, não se candidata, ou volta atrás. Mas já pensaram se o vereador Deka May (PP) tivesse levado a candidatura a deputado federal a diante. Será que não teria feito mais de 10 mil votos? Pois foram exatamente 10 mil votos que faltaram para o PP conquistar três vagas na Câmara Federal e que agora fazem falta com o retorno de João Pizzolatti, liberado mesmo com ficha suja. Para ele entrar, Odacir Zonta terá que sair. Quando se deixa o coletivo de lado, dá nisso.

Continue lendo...

Hospitais de SC

Os cinco hospitais da Grande Florianópolis estão funcionando com menos de 50% da sua capacidade de funcionamento. Diante disso, o governador Raimundo Colombo (DEM) mandou parar todos os novos projetos, exigindo revisão dos modelos de gestão. Ele acredita que melhorando a administração hospitalar, os problemas serão minimizados, embora ainda distante da solução ideal.

Vamos ver o que vai dizer o governador no momento que conhecer a realidade de alguns hospitais de nossa região. Jaguaruna, Armazém, Braço do Norte, Laguna, Imbituba são exemplos de situações críticas e que precisam de solução. Vale lembrar que durante a campanha eleitoral, Colombo prometeu atendimento de referência para toda a população num raio de 100 quilômetros.

Continue lendo...

Memória do jornal O Estado

Cerca de 400 jornalistas que atuaram no extinto jornal O Estado estão reconstituindo a história do veículo que foi um dos mais importantes de Santa Catarina. Pela internet eles vêm trocando idéias, lembrando fatos, histórias e estórias. Das conversas surgem propostas de livros, vídeos, etc. Dizem que até os falecidos estão enviando sinais! De Tubarão atuaram no jornal, Tomáz Viana de Albuquerque, Laudelino Santos Neto, César Machado, Cristiano Carrador, entre outros. O jornal deixou de circular no início dos anos 2000 e completaria 100 anos em 2015. Atualmente, a sua sede no bairro Saco Grande está em ruinas.



Continue lendo...

Rhumor - JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Combustível nas alturas

Nos últimos dias o consumidor vem sentindo no bolso o reajuste nos combustíveis. A alta porcentagem de álcool contida na gasolina faz com que o combustível chegue ao preço de até R$ 2,99

Continue lendo...

Pauta da Assembleia Legislativa de SC, 29/3

Assembleia Legislativa, 29 de março de 2011 – terça-feira

1 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 9 horas

2 – Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

3 – Reunião da Comissão de Trabalho e Serviço Público
Local: Sala das Comissões
Horário: 11 horas

4 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

5 – O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (DEM), fala à imprensa sobre Portal Transparência e missões ao exterior
Local: Sala de Imprensa
Horário: 14h30min

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors