terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Socorro a Raimundo

Com diversos municípios atingidos pelas chuvas e contabilizando prejuízos, diversos prefeitos também procuram o governador do estado, Raimundo Colombo (DEM), para pedir ajudar. Ontem, o prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini (PSDB) não conseguiu o encontro, exatamente porque Colombo e o vice Eduardo Moreira (PMDB) mudaram a agenda para acompanhar os atingidos em Mirim Doce.

Nesta terça-feira, o prefeito de Gravatal Rudnei Fernandes (PMDB), o Nei, teve mais sorte. Acompanhado do deputado estadual Manoel Mota (PMDB) foi recebido por Colombo. Levou um relatório cheio de fotos para mostrar como o município foi atingido.

É nessa hora que se pergunta: para que servem as SDRs mesmo?

Continue lendo...

O lixo de cada um de nós

Os alagamentos registrados na região são causados pelas fortes chuvas, mas o rastro deixado pela água revela que a população também tem responsabilidade no assunto. O que se vê nos dias seguintes é muito lixo. E o lixo só é trazido pela chuva. A natureza não joga ou deixa lixo no lugar errado.

Cobramos diversas vezes neste espaço a responsabilidade dos órgãos públicos sobre as soluções para a prevenção de enchentes e alagamentos. Só no rio Tubarão a espera por uma nova redragagem é de quase 30 anos.

Mas a população também precisa pensar e agir de forma responsável para contribuir com a parte que lhe cabe.

Só para dar um exemplo, quem passou pela praia do Mar Grosso no fim de semana viu o quanto de lixo e entulho foi jogado no mar e depois foi parar na areia. Troncos e galhos de árvores é praticamente impossível de evitar, agora o lixo que apareceu por lá, não tem explicação a não ser falta de responsabilidade da população. O Mar Grosso é só um exemplo e isso ocorre em diversas outras praias.

Quem acompanhou um pouco a imprensa no ano passado, ouviu falar dos protestos contra a instalação de uma fosfateira no município de Anitápolis. Com algumas manifestações populares e ações na justiça se conseguiu parar o projeto.

E contra o lixo? Será que ninguém vai fazer nada? Agora inclusive é Lei. Todos devem reciclar o lixo já em casa. Mas quem vai fiscalizar?

Alguém pode dizer que o exemplo que vem de cima não inspira a população a fazer a sua parte. Mas então que o exemplo venha de baixo. Uma grande mudança de comportamento e atitude, quem sabe, será capaz de amenizar um problema sério e que como a gente vê a cada forte chuva, tem consequências bem graves.

Prefeitura de Laguna inicia limpeza nas praias após chuvas

Continue lendo...

Atenção para os trechos da BR-101 ainda não duplicados

Além dos trechos com desvio em que a duplicação da BR 101 não é realidade ainda, os motoristas devem prestar atenção em alguns pontos que há máquinas e operários trabalhando na rodovia. A divisa entre Tubarão e Capivari de Baixo, na ponte da Tractebel, é um exemplo

Continue lendo...

Rhumor - JBGuedes


twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors