terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Governador confirma penitenciária em Imaruí

Os moradores de Imaruí continuam apreensivos com o anúncio de construção de uma penitenciária no território do município. Afinal de contas, quem é que quer um vizinho como esse?

Mas o fato é que os presídios precisam existir. Esse que será construído em Imaruí servirá para substituir a penitenciária de Florianópolis que fica no bairro Trindade cercada por milhares de pessoas. Ou seja, tira de um lugar e de uma situação insustentável para colocar em outra, onde obviamente as pessoas não querem.

Diante de uma estrutura prisional, quase ninguém consegue ver algo de bom que venha com ele. O governo promete um pacote com obras e melhorias para a cidade. Dizem que virão empregos e aumento na arrecadação. Mas que tipo de emprego e quanto de arrecadação? A obra deve custar R$ 80 milhões.

Mas como enxergar isso diante de uma localização próxima de escolas e num roteiro de turismo religioso? E até de um possível aumento da população no entorno do presídio.

Para piorar o clima de incerteza houve pouquíssima ou quase nenhuma discussão aberta com a população. A prefeitura divulgou a realização de uma audiência pública para explicar o projeto. Os únicos dois vereadores da oposição contestaram esta reunião alegando um horário impróprio que impediu a participação dos moradores e grande presença de funcionários comissionados da prefeitura.

Na imprensa mesmo, o prefeito não quis se manifestar nenhuma vez sobre o projeto. A discussão aberta sobre o que se planejou e o que ela realmente significaria para Imaruí poderia amenizar a situação.

Nos últimos dez anos foram registrados somente dois homicídios na cidade. Somente com os delitos que ocorrem regularmente num complexo prisional as estatísticas da violência vão disparar. Como ficará a estrutura atual da delegacia? Como ficará a estrutura de segurança no restante da cidade? Esta e muitas outras perguntas poderiam ser debatidas e respondidas. Os moradores de Imaruí mereciam ter as respostas e maior participação nesse processo.

Leia mais...
Governador anuncia transferência da Penitenciária de Florianópolis para Imaruí
Imaruí vai receber pacote de investimentos do Governo

6 comentários:

  1. Gustavo Bittencourt20 de dezembro de 2011 16:38

    Olha, a população tem que ver uma penitenciária muda a economia de uma cidade do porte de Imaruí e pra melhor. Veja o caso de São Pedro, mais investimentos e a criminalidade continua no mesmo nivel.

    ResponderExcluir
  2. Nao vejo como problema essa penitenciaria. Pelo contrario, haverao mais policiais e consequentemente mais seguranca, vale lembrar que se trata de uma penitenciaria de seguranca maxima. Sem contar no impacto economico e geracao de emprego e renda na cidade.

    ResponderExcluir
  3. vai pra melhor? mas nunca, e a segurança da população como fica?
    claro que quem quer vai tirar proveito disso! o prefeito não vai continuar aqui, enquanto tem uma escola perto de onde querem construir. Sim é de segurança máxima, mas pra quem ta la dentro! e os que vem de fora não contam?
    não tem como ele fazer uma coisa sem consultar o povo, é muita falta de respeito com a população!

    ResponderExcluir
  4. a populacao clama por uma audiencia publica ha meses...
    temos uma camara de vereadores surda... e que apoia cegamente tudo o que a atual administracao propoe...
    o prefeito - quando em publico - afirmava que nada era certo e que a populacao naum precisava se preocupar... naum foi bem assim!
    e agora? bom, agora nos resta a midia pra nos ajudar a divulgar esse grande problema que estamos enfrentando e quem sabe - conseguir que os administradores desistam dessa idéia absurda anunciando como 'empreendimento'... se fosse assim tao bom como alardeam - outros municipios teriam entrado nessa briga e levado pros seus municipios esse presente de grego!
    temos um grupo na internet discutindo esse assunto: https://www.facebook.com/groups/238411369539869/ para utilizares como fonte de pesquisa e 'termometro' do que vem realmente acontecendo na cidade; lamentavel!

    ResponderExcluir
  5. Caro Rafael,senhores e senhores;
    Imarui foi criada em 1890 (121 anos atrás). Fico extremamente indignado que o Governo do Estado (leia-se governador Colombo), não tenha a sensibilidade de notar que esse povo, dessa pacata cidade, não é formado somente por idiotas, como o prefeito atual. Dizer que "escolheu Imarui para receber a unidade prisional porque a região está "deprimida" economicamente, que a população não tem alternativa e que a penitenciária vai levar desenvolvimento a região" - francamente! senhor gOVERNADOR!penso que o sr. deveria ter mais respeito pela inteligência do povo.
    Se é verdade que em algum lugar tem que ser construídas unidades prisionais, também é verdade que o povo tem o direito de ser ouvido. No caso, está havendo uma arbitrariedade perversa, um autoritarismo cruel com o povo de Imarui e da região, que irá sofrer com as consequências desse empreendimento que ninguém quer em sua cidade.Por que em Imarui? Essa promessa ridícula de investimento e geração de renda é "papo furado". São Pedro de alcãntara que o diga. Lá também prometeram tudo e, tudo que fizeram foi um modesto ginásio de esportes na cidade. O POVO QUER SER OUVIDO! ESSE É UM DIREITO QUE TEM QUE SER RESPEITADO - penso que, de um modo pacífico ou com guerra se for preciso!

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar gostaria de resaltar que a democracia é algo que deve ser respeitada por todos, mas principalmente pelos governantes que foram eleitos pelo povo. Em Imaruí, já não existe democracia desde que esse prefeito asumiu, na verdade ele só vem demonstrando o quanto é ditador e pra não me deixar mentir, trouxe para nossa pacata cidade uma penitenciaria que está assombrando e aterrorizando o povo, esse mesmo povo que deu seu voto para colocá-lo no poder...PODER....Essa é a palavra chave para esse prefeito, ele se acha o dono do poder, o dono da cidade, e como todo dono de algo, simplesmente abriu as portas de nossa querida cidade para esse complexo penitenciario. O que a população pensa disso pouco importa. O mesmo fizeram alguns vereadores dando seu apoio a essa insanidade... Infelizmente algumas pessoas em sua inocencia ainda acreditam nesse bando de mentirosos, outros apoiam por serem obrigados, pois dependem dessa corja, mas a grande maioria é contra.E a indignação do povo é muita e por vários motivos, entre eles a falta de respeito, o descaço, e a ironia de alguns em relação ao assunto.
    E digo mais...esperem e verão quem vai levar vantagem, quem vai se desenvolver com a chegada da penitenciaria...com certeza não vai ser o povo!!!!
    DEMOCRACIA JÁ ( NÃO DEIXE QUE ELA MORRA).

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:

• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores