quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PP de Capivari de Baixo avalia o ano

A executiva do PP de Capivari de Baixo realiza reunião nesta sexta-feira (10/12) para avaliar 2010 e projetar o próximo ano. Na pauta do encontro estão a avaliação do desempenho municipal da sigla nas Eleições 2010, nomes para integrar o partido em 2011, eleições do diretório e também estrutura da sigla e coligações para 2012. O pepistas de Capivari de Baixo esperam pela participação do presidente estadual do PP, deputado estadual Joares Ponticelli, ou seu representante.

Será que os convites feitos pelo prefeito Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB) a membros do partido para integrar a atual administração municipal também serão discutidos no encontro?

Continue lendo...

Conselho Político avalia ações de 2010

A última reunião do Conselho Político Empresarial para o Desenvolvimento da Região, em 2010, será realizada nesta sexta-feira (10/12), às 9h, na Acit (Associação Empresarial de Tubarão). No encontro será feito um balanço das principais ações do ano, traçando novas metas para 2011, além de uma agenda de reuniões itinerantes.

Seguindo para seu quinto ano de atividades, o Conselho Político Empresarial é uma iniciativa da Acit e da Amurel com o apoio das Associações Empresariais de Braço do Norte, Capivari de Baixo, Garopaba, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, SDRs, Prefeituras, Câmaras de Vereadores e CDLs da região. O Conselho é secretariado pela Acit, sendo presidido pelo empresário Eduardo Silvério Nunes.

Continue lendo...

Vereadores a mais, mas sem aumento de despesas

O número de vereadores deve aumentar em todo o país na próxima legislatura. A mudança deve ser aprovada em cada uma das Câmaras de Vereadores durante o ano de 2011. Santa Catarina deve ganhar mais 318 vereadores. Em Tubarão deve ser mais sete.

O aumento no número de vereadores já foi tentado no ano passado por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional, a chamada PEC, mas a mudança ficou mesmo para 2013.

Na maioria dos casos, o aumento de vagas deve corrigir uma situação de representatividade que ficou fragilizada com a redução de vereadores ocorrida em 2000. Tubarão que tinha 19 vereadores passou a ter dez e assim muitos partidos e bairros ficaram sem representação.

O custo das campanhas também cresceu muito e o poder econômico dos candidatos pesou bastante na definição dos resultados. Afinal de contas, com menos vagas, foram precisos mais votos para se eleger. Para se obter mais votos é necessário aumentar a visibilidade e dessa forma aumentaram os custos.

Interessante mesmo seria se os vereadores discutissem com a sociedade o número necessário de representantes em cada município. Tubarão poderá ter 17. Será que isso mesmo que a cidade precisa?

O que deve ficar claro também é que o aumento do número de vagas nas câmaras municipais não poderá gerar mais despesas para o município. Essa possibilidade não existe e aí entra mais uma vez a participação da sociedade para cobrar e fiscalizar os seus representantes.

Leia mais...
PEC dos Vereadores: assunto encerrado?

Continue lendo...

Rhumor - JBGuedes


twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Candidatas mulheres têm votação abaixo da cota

A deputada estadual Ada De Luca (PMDB), que deverá ser a única mulher no secretariado do próximo governo, apresentou um levantamento sobre a participação das mulheres da coligação “As pessoas em primeiro lugar” na eleição do 2010. Ela apresentou números que mostram que as candidatas a deputado federal e estadual , fizeram 10,29% e 7,23% dos votos recebidos pelo governador eleito Raimundo Colombo (DEM). Se levarmos em conta a cota exigida de 30% de candidatas mulheres, o desempenho ainda está abaixo do esperado. Talvez por isso também, seja tão pequena a representatividade feminino no novo colegiado.

Leia mais...
Ada destaca votação das mulheres na última eleição

Continue lendo...

Projeto cria garantia para o Fies

Proposta aprova nesta quarta-feira (8/12) na Câmara dos Deputados permitirá ao governo criar um fundo para garantir o pagamento de empréstimos no caso de inadimplência dos alunos vinculados ao Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

O projeto de lei de conversão da Medida Provisória 501/2010, foi apresentado pela deputada Solange Almeida (PMDB-RJ). A matéria segue agora para tramitação no Senado Federal.

Leia mais...
Plenário aprova fundo para garantir empréstimos do Fies

Continue lendo...

Diploma de jornalismo será exigência no serviço público estadual

Agora é Lei em Santa Catarina. Para ser contratado como jornalista no serviço público estadual é obrigatório o diploma de curso superior na área. O Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Kennedy Nunes (PP) foi aprovado nesta quarta-feira (8/12) por unanimidade na Alesc. A medida deveria ser copiada por municípios e câmaras de vereadores. Da mesma foram que o cumprimento do pagamento do piso estadual da categoria também deveria ser observado e cumprido.

Continue lendo...

Anel Viário e desapropriações entram no Orçamento Estadual

Duas emendas ao Planoplurianual 2009/2011, relacionadas com a região de Criciúma foram aprovadas na Alesc. Os textos destinam R$ 9 milhões para a conclusão das obras do anel viário de Criciúma, e R$ 13 milhões, para a contrapartida do Estado na indenização de 53 famílias que tiveram propriedades desapropriadas pela construção da Barragem do Rio do Salto. As emendas foram apresentadas pela deputada Ada De Luca (PMDB). E para a região da Amurel? Tem alguém brigando por alguma emenda?

Leia mais...
Emendas para o Sul aprovadas em plenário

Continue lendo...

Exportações em SC aumentaram 18% em relação a 2009

As exportações de Santa Catarina devem fechar o ano em $ 7,5 bilhões de dólares, valor 18,1% maior do que o atingido em 2009. O estudo foi apresentado a empresários catarinenses em encontro na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc)

Continue lendo...

Charge dos Nunes

Continue lendo...

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão, 9/12

Os Vereadores de Tubarão estarão reunidos nesta quinta-feira, 9 de dezembro, em seu horário regimental das 19 horas, realizando mais uma Sessão Legislativa Ordinária.

Na pauta desta Sessão está previsto somente a deliberação do PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 157/2010 (100/2010 na origem), de autoria do Poder Executivo, que Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de TUBARÃO para o exercício de 2011. Este Projeto em sua primeira votação.

Continue lendo...

Calendário eleitoral: 9/12

Esta quinta-feira (9/12) é o último dia do prazo para a publicação, em sessão, da decisão que julgar as contas dos candidatos eleitos.

Continue lendo...

Pauta da Assembleia Legislativa de SC, 9/12

1 - Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 9 horas

2 – Comissão de Saúde - Visita às instalações e obras em andamento no Hospital Florianópolis.
Local: Hospital Florianópolis
Horário: 10 horas

3 – Ato solene do Dia Internacional contra a Corrupção
Local: Sala dos Conselhos da Reitoria da UFSC
Horário: 14 às 18 horas

4 – “Superdicas: para viver bem e ser mais feliz”, com o psicoterapeuta Flávio Gikovate
Local: Auditório Antonieta de Barros
Horário: 17 horas

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors