quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Suspeita de fraude no FGTS precisa ser investigada

A Caixa Econômica Federal liberou recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pessoas que foram atingidas pelas chuvas de maio em Tubarão e região. Só que algumas pessoas que não foram atingidas também liberam os recursos e na teoria somente os residentes nos endereços determinados pela Defesa Civil teriam este direito.

Infelizmente esta prática já é bem antiga e desde a passagem do Furacão Catarina em 2004 se ouve falar desse assunto. Ou seja, pessoas que as vezes nem moram nas cidades atingidas conseguem liberar os recursos.

Agora suspeita-se que isso se repete aqui na região, aproveitando a deixa das chuvas de maio que alagaram diversos pontos da cidade. Na prática, as pessoas usam documentos falsos para comprovar que moram em determinado endereço. Soube até de gente que foi procurada por alguém que facilita o serviço e inclusive providencia o endereço.

Seria muito importante os responsáveis na Caixa e até mesmo o Ministério Público observar de perto a situação.

Entendo que a liberação do Fundo de Garantia não é nenhuma obra de caridade do governo, pois o dinheiro pertence ao trabalhador, e só deveria realmente ser utilizado em caso de urgência. Lá na frente poderá fazer falta, o próprio nome já diz, é uma garantia. Do jeito que é hoje, o trabalhador paga com o próprio dinheiro pelos prejuizos.

Agora o que não pode é pessoas muito mal intensionadas abusarem de uma prática que poderá prejudicar aqueles que realmente precisam.

O recurso do Fundo de Garantia é uma das principais fontes de financiamento da casa própria. Ou seja, o dinheiro depositado em benefício dos trabalhadores, é emprestado pelo governo, que depois devolve ao trabalhador com juros. Obras de saneamento e infraestrutura também são financiadas pelo Fundo. Portanto lesar o FGTS é também lesar a todos que precisam dele.

Continue lendo...

Área de proteção permanente é reduzida em Jaguaruna

Um patrimônio arqueológico milenar pode estar ameaçado. Vereadores de Jaguaruna aprovaram uma lei que reduz a área de proteção permanente dos sambaquis

Continue lendo...

Parceria garante o destino de recursos mínimos para menores

De acordo com a constituição brasileira, crianças e adolescentes devem ter prioridade absoluta. Mas nem sempre os gestores públicos destinam os recursos mínimos exigidos para os programas de atendimento aos menores. Para que isso não ocorra aqui no Estado, uma parceria foi firmada entre Ministério Público, Tribunal de Contas e Federação Catarinense dos Municípios

Continue lendo...

Escolha na SDR de Tubarão passará por Edinho

Enquanto os Democratas discutem nomes para a SDR de Tubarão, não se pode esquecer dos outros partidos que integram o governo. Entre eles o PSDB e o PMDB do deputado federal Edson Bez, o Edinho. Sobre o assunto, o parlamente responde que a escolha obviamente passará por ele. No entanto, dependerá de conversações com os demais partidos coligados e também do que ficar estabelecido para as regionais de Laguna e Braço do Norte (regiões onde Edinho obteve uma expressiva votação). Edinho trocará idéias com os demais líderes da região da Amurel para que as indicações das três secretarias sejam feitas de forma equilibrada.

Continue lendo...

SDRs: definição somente após o secretariado estadual

Se é que houve algum atrito entre o presidente do Democratas de Tubarão Dalton Marton e o suplente de vereador Jairo Cascaes, o que ninguém confirma, ele foi em vão. Isso porque o motivo do tal enfrentamento seria a indicação para a secretaria regional de Tubarão e a definição sobre o assunto está longe de ocorrer.

O deputado estadual eleito José Nei Ascari (DEM), que não foi chamado para apagar nenhum incêndio, confirma que quando o assunto das SDRs for discutido envolverá todas as cinco secretarias existentes na região Sul. Portanto, ele só considera a preferência do vice-governador eleito Eduardo Moreira (PMDB) em pleitear a SDR de Criciúma. As demais não são preferência de ninguém. Nem mesmo a SDR de Braço do Norte, reduto eleitoral de Ascari.

A partir do momento que os líderes da aliança definirem o número de SDRs para cada partido as discussões deixarão a fase de especulações para se tornarem realidade. E se couber ao DEM, a SDR de Tubarão, aí sim, Marcon, Cascaes e também Ângelo Zabot, o Con, poderão disputar a indicação para o cargo.

Continue lendo...

PRTB pede espaço no governo também

A eleição em 2010 de dois deputados federais, dez deputados estaduais e um suplente de Senador colocou o PRTB entre os dez maiores partidos do país, comemora o presidente nacional da Legenda Levy Fidélix. A condição de estar entre os dez mais já pertimiu ao partido, que completou 16 anos no final de novembro, pedir cargos à presidente eleita Dilma Roussef (PT). Afinal de contas, vai viver do quê essa gente?

Continue lendo...

Rhumor - JBGuedes


twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Charge dos Nunes

Continue lendo...

Ação da PM no comércio orienta sobre medidas de segurança

Por meio de uma ação chamada Comércio Seguro, a Polícia Militar de Tubarão busca orientar lojistas quanto a segurança nos estabelecimentos. A operação está sendo feita em virtude do crescimento de assaltos a mão armada nos últimos meses, no município

Continue lendo...

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão, 2/12

A Câmara de Vereadores de Tubarão realiza nesta quinta-feira (2/12) a Sessão anual para outorga dos Títulos de Honra ao Mérito e Cidadão Honorário. Serão homenageados com o Título de Honra ao Mérito, por relevantes serviços prestados ao município de Tubarão, no decorrer de 2010, Jane Dalbó Falchetti; Eduardo Silvério Nunes; Santina Passarela de Farias; Helivander Alves Machado; Genésio Antônio Mendes; Delícia Ouriques Crescêncio; Empresa Esquadrias Metálicas Tubaronenses Ltda. – EMETU; Grupo Ricordi D'Itália; Equipe Vendas Battistella – Scania; Manoel Antônio Bertoncini Silva; José da Silva Thiesen e a Entidade Mãos que Salvam Vidas. Já por relevantes serviços prestados ao município de Tubarão, ao longo de suas vidas receberão o Título de Cidadão Tubaronense, José Warmuth Teixeira; Pedro Santos Silva; Odacir Zonta; Walmor Jung Júnior; Carlos Alberto Nogueira de Sá; Sônia Marques Ximenes de Melo; Ivo Antônio Reinert Prim; Luiz da Silva Maciel; Jorginho Mello; Dalírio José Beber; Ângelo Bertoncini; Sérgio de Bona Portão e Letícia Bianchini. O evento será às 19h30min, no Clube 29 de Junho.

Continue lendo...

Mutirão pretende facilitar o pagamento de dívidas com o Estado

Uma ação conjunta da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria da Fazenda, deve facilitar o pagamento das dívidas de contribuintes inadimplentes com o estado de Santa Catarina

Continue lendo...

Calendário eleitoral: 2/12

Esta quinta-feira (2/12) é o último dia para o eleitor que deixou de votar nas eleições de 3 de outubro apresentar justificativa ao juiz eleitoral.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors