terça-feira, 14 de setembro de 2010

Segundo voto é o favorito

Na reta final de campanha, as pesquisas eleitorais esquentam o clima e as polêmicas em torno dos favoritos para o pleito de 3 de outubro. Quem está na frente comemora, e quem está atrás contesta.

As pesquisas realmente ditam o ritmo das eleições. Seja porque podem influenciar o voto daqueles que estão indecisos, seja porque podem mobilizar ou desmobilizar os militantes e cabos eleitorais que trabalham na busca dos votos. Num dia, o resultado de uma pesquisa pode mudar completamente o ânimo de quem está envolvido numa campanha, para o bom ou para o mau humor.

Já o eleitor precisa ficar atento pois as pesquisas medem um determinado momento da campanha. Como o universo pesquisado é bem menor do que o real número de eleitores estas informações devem ser entendidas como um recorte de um espaço do tempo.

Em alguns casos, as pesquisas ainda tem a dificuldade de contabilizar os dados. A eleição do Senado, por exemplo. Este ano são dois votos. E nas pesquisas são consultadas as intenções para o primeiro e para o segundo voto. Somar tudo não dá e dividir por dois também não. Portanto é muito difícil prever o resultado.

O que eu acredito que é certo, é que nesta eleição de dois votos para o senado, o tal segundo voto é que vai decidir tudo. As vezes nem mesmo entre os candidatos de uma mesma chapa existe o apoio incondicional ao companheiro na disputa. Na prática, quase todos pedem pelo segundo voto.

Pois acompanhe este raciocínio. O primeiro voto de cada um, geralmente é diferente, já o segundo voto, muitas vezes coincide. Um eleitor, por exemplo, vota em candidato A no primeiro voto e no candidato C no segundo voto. Outro eleitor opta em candidato B no primeiro voto e no candidato C no segundo voto. Quem levou mais votos? O candidato C, que é a segunda opção de muita gente. E assim essa história segue.

Portanto, melhor do que acompanhar as pesquisas, o ideal é saber as ideias e propostas que cada candidato representa, não esquecer que a eleição tem dois turnos para governador e presidente e que cada eleitor tem direito a dois votos para o senado. O restante, é pura especulação.

Continue lendo...

Eleições 2010: Rogério Novaes (PV) fala sobre saúde

A Unisul TV exibiu mais um programa "A Hora do Voto Entrevista", que ao longo deste período eleitoral vem recebendo os candidatos ao governo do estado. Por ordem de sorteio, o convidado foi Rogério Novaes, do PV. Durante um hora, ele falou sobre diversas questões e agora vamos exibir um trecho da entrevista. Como critério, o mesmo utilizado em semanas anteriores, selecionamos a resposta dada a uma das perguntas feitas pela população

Continue lendo...

Entrevista por e-mail: candidato a deputado estadual Douglas Antunes (PSC)

Douglas Antunes (PSC
Confira a sexta entrevista da série que este blog está publicando com todos os candidatos a deputado estadual e federal da região. As entrevistas serão publicadas por ordem de chegada das respostas. Caso queira ler outras entrevistas clique na tag 'Por e-mail'

BLOG DO RAFAEL MATOS - Quais as principais propostas que você tem apresentado ao eleitor?
DOUGLAS ANTUNES - Estamos apresentando a proposta de criar um gabinete móvel em um trailer, que atenderá as pessoas e lideranças em todas as cidades sem precisar ir a capital; colocar duas vans à disposição dos grupos; uma reforma na educação, a começar por processo seletivo para diretores de escola de dois em dois anos, oportunizando a todos os professores formados e pós graduados o acesso à direção escolar sem vínculo político, assistência social a grupos, igrejas e entidades; trabalhar em prol do desenvolvimento da nossa região.

BRM – Caso seja eleito, como pretende colocar em prática estas propostas?
DA - Sendo eleito tomarei iniciativas, sem esperar pelos outros deputados, pois entendo que se eu não fizer o que propus, serei mais um. Nosso gabinete móvel já será entregue no segundo dia de nosso mandato.

BRM – A ausência da verticalização nestas eleições permitiu um quadro bem confuso para candidatos e eleitores. Em alguns casos, diferenças históricas tiveram de ficar de lado. Qual a sua opinião sobre isso?
DA - Vejo que a reforma política tem que acontecer urgentemente, mas entendo que não pelos deputados e senadores, mas sim por plebiscito.

BRM – Durante a campanha, o candidato circula mais, vai a lugares que nunca, ou pouco, tinha ido e se depara com situações inusitadas. Qual situação nesta campanha lhe chamou mais a atenção até agora?
DA - Me chama atenção o fato de ver que os eleitores querem ganhar tudo na campanha e esquecem dos próximos quatro anos, o que nos trás uma realidade política decepcionante e um futuro comprometedor.

BRM – No TRE o senhor declarou que poderá arrecadar até R$ 2 milhões nesta campanha. Pretende divulgar o nome dos apoiadores e doadores?
DA - Com certeza, tudo que estamos fazendo em nossa campanha é dentro da legalidade, sendo eu cristão, não poderia ser diferente. Estarei prestando contas de tudo que fiz à nossa população. Mas fico triste, quando vejo eleitores dizendo que estão recebendo gasolina, dinheiro para colocação de placas e adesivos de certos candidatos, onde a pergunta que faço é a seguinte: Da onde vem esse dinheiro “sujo” e “corrupto”? Será que é declarado? Ficam essas perguntas para o eleitor analisar.

Continue lendo...

Ângela Amin participa de comício em Tubarão

A candidata ao governo pelo PP, Ângela Amin estará em Tubarão nesta terça feira, véspera de feriado, para uma reunião-comício. Na oportunidade, ela irá apresentar propostas para governar o estado de Santa Catarina, em especial para Tubarão e região. O encontro está previsto para às 20 horas, na Hangar
Eventos. Prefeitos, vereadores e lideranças de toda Amurel estarão presentes e os candidatos a deputado estadual e federal da região aproveitarão o evento para mobilizar a militância.

Continue lendo...

Lula inaugura lotes duplicados da BR-101

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Criciúma para inaugurar quatro lotes duplicados da BR-101 e ainda lançar editais para execução de novas obras na rodovia. Uma delas a autorização da licitação da ponte de Cabeçudas, em Laguna

Continue lendo...

Prioridades do Sul: saúde pública precisa de melhorias em Braço do Norte

Até o fim das eleições, a Unisul TV exbie uma série de reportagens que vai mostrar a expectativa dos eleitores em relação a investimentos em diversas áreas dos municípios do Sul do estado. Hoje, acompanhe as reinvindicações de moradores da cidade de Braço do Norte na área de saúde pública. Esse é um dos pedidos que a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina também apresentou aos candidatos que concorrem às eleições deste ano numa cartilha elaborada pela instituição

Continue lendo...

Novaes defende desenvolvimento sustentável

O investimento em atividades menos poluentes, a chamada economia criativa, é uma das propostas defendidas pelo candidato a governador pelo PV, Rogério Novaes. Para ele é possível encontrar o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação ambiental buscando alternativas que permitam substituir o atual processo produtivo, sem barrar o crescimento econômico. Novaes foi o convidado desta segunda-feira (13/9) do programa A Hora do Voto – Entrevista da Unisul TV.

Durante o programa o candidato verde também explicou a proposta de redução das atuais 36 SDRs para 10, acompanhando o mapa das regiões hidrográficas do estado, e de redução das secretárias estaduais de 21 para 18.

– Organizando a gestão desses órgãos, acreditamos que as funções e atribuições serão melhor definidas e por consequência a aplicação dos recursos tratá mais benefícios para a população – explica Novaes.

Durante o programa, o candidato também respondeu a perguntas do público, de representantes da sociedade entre prefeitos, vereadores, empresários, sindicalistas e jornalistas. O candidato aproveitou as perguntas para falar do Plano SIM – Sistema Inteligente em Movimento, que ele acredita que se for colocado em prática irá contemplar as necessidades de cada região do estado.

Continue lendo...

Charge - Nunes

 
Mais charges do Nunes em Revista Hei!

Continue lendo...

Em campanha 14/9

Estadual
Joares Ponticelli (PP) - De manhã faz visitas em Imbituba. À tarde faz caminhada em Tubarão com saída do bairro Oficinas. À noite tem reunião com o PP de Jaguaruna e depois participa do encontro com Ângela Amin.

Douglas Antunes (PSC) - Dedica o dia para visitas a lideranças e empresas de Tubarão.

José Nei Ascari (DEM) - faz campanha em Garopaba pela manhã e contatos na Amurel à tarde. Encerra as atividades de terça-feira com ato de campanha em Siderópolis.


Federal
Edson Firmino (PDT) - Durante a manhã o candidato tem reunião com lideranças comunitárias. À tarde visita o Jornal Diário do sul. À noite participa da reunião da Comissão de Orçamento e Finaças  na Câmara de Vereadores e depois segue para o encontro com Ângela Amin, Manoel Dias e correligionários.

Romanna Remor (DEM) - concede entrevista Rádio Santa Catarina, em Tubarão, e depois segue para Imbituba e Imaruí onde realiza panfletagens e reuniões.

Senado
Wesley Collyer (PPS) - grava entrevista na Unisul TV.

Governo
Ângela Amin (PP) - à noite participa de encontro de campanha na Hangar Eventos, em Tubarão.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors