sábado, 7 de agosto de 2010

Carmelito Smieguel (PMN): candidato ao governo de SC

Carmelito Smieguel (PMN)
Funcionário público municipal em Joinville já disputou o cargo de vereador cinco vezes e uma vez de deputado estadual. Agora tenta o governo dentro de um partido pequeno e com pouca estrutura

BLOG DO RAFAEL MATOS - O estado e a região têm bons números de geração de empregos, mas o que fazer para também crescer o valor pago pelos salários?
CARMELITO SMIEGUEL - O salário é uma lógica do bom andamento do serviço púbico, quando ele anda bem atrai empresas para o estado e isso ajuda a melhorar a renda. Também o investimento na agricultura faz com que o homem do campo fique no campo e um número menor de pessoas procure emprego na cidade. Quanto menos gente procurando emprego, maiores serão os salários pagos. Isso faz melhorar a qualidade de vida em termos de alimentação, na habitação, na saúde, na educação, segurança e em todos os sentidos.


BRM - As cidades enfrentam problemas com falta de médicos e leitos nos hospitais. Que tipo de parceria pode ser feita com os municípios para resolver esse problema? Repassar para entidades sociais pode ser uma solução?
CS - Eu acho que seria um crime contra a sociedade. Eu eu trabalho com saúde pública há 14 anos e quando assumi a administração o Hospital Municipal São José, em Joinville, estávamos quase nesse ponto: entregar o hospital para alguma entidade. Em oito meses do nosso trabalho conseguimos abrir o Pronto Socorro que estava fechado há cinco anos por falta de interesse de fazer funcionar. Existem interesses estranhos ao serviço público que fazem com que a saúde fique dessa forma, mas com vontande é possível fazer.


BRM - São poucos os municípios no estado e região que têm saneamento básico. O que falta para fazer estas obras?
CS - Em 2004 apoiei o ex-prefeito de Joinville com a proposta de municipalizar a água da cidade. No final do governo tinha R$ 32 milhões em caixa, portanto tinha dinheiro para fazer a obra. Eu defendo que o orçamento seja regionalizado para que as regiões decidam como aplicar os recursos, onde fazer os investimentos. Não podemos ficar na dependência da vontade dos governantes. O estado deverá apenas repassar os recursos, mas serão as comunidades que irão decidir como eles serão aplicados.

Charge - Nunes

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores