quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Selma Westphal assume cadeira no Senado

Professora Selma Westphal (PMDB) assumiu a vaga no Senado Federal na vaga ocupada por Neuto de Conto (PMDB). No discurso de posse, a imbitubense falou da carreira profissional e política e do orgulho de estar assumindo o mandato. Ela também agradeceu ao governador Leonel Pavan (PSDB) pelo convite para integrar a chapa ao senado nas eleições de 2002 como segunda suplente, o que permitiu que ela assumisse o cargo.

A posse, inicialmente prevista para às 14 horas, ocorreu somente após às 16 horas, a pedido do presidente da casa, senador José Sarney (PMDB-AP) que queria estar presidindo a sessão no momento.

Pela manhã ela teve reunião com o agora secretário estadual de Articulação Nacional Neuto de Conto e com o prefeito de Imbituba José Roberto Martins (PSDB), o Beto, para discutir uma emenda parlamentar indicando recursos para o município.

Continue lendo...

Justiça determina pagamento de salário mínimo regional

Decisões da Justiça do Trabalho de Araranguá e Criciúma favoreceram os Sindicato dos Comerciários de Araranguá e Tubarão. Todas as sentenças foram da juíza Zelaide de Souza Philippi que substituiu os juizes titulares. Ela determinou que as empresas Fretta e Fretta e Madeireira Herval, de Araranguá, e Magazine Luiza, de diversas cidades, entre elas Tubarão, paguem o piso estadual de R$ 647, retroativo a janeiro de 2010. As empresas ainda poderão recorrer da decisão no Tribunal Regional do Trabalho, em Florianópolis.

Até agora as ações movidas pelo Sindicato dos Comerciários em Tubarão haviam sido negadas. A ação contra o Magazine Luiza foi julgada em Criciúma porque a empresa tem sede regional naquele município.

O Piso Estadual de Salários está valendo desde janeiro de 2010 em Santa Catarina e desde então ocorrem divergências entre patrões e empregados.

Continue lendo...

Loro assume prefeitura de Jaguaruna por 20 dias

O vice-prefeito de Jaguaruna, Lorisvaldo Constante (PT), o Loro, assume a prefeitura de Jaguaruna nesta sexta-feira (6/8), às 10 horas. Ele ficará no cargo durante 20 dias no lugar de Inimar Felisbino (PMDB). Pela frente o desafio de enfrentar a dificuldade financeira que o município está enfrentando, inclusive com atraso nos salários dos servidores.

Continue lendo...

É preciso mais do que o voto regional

Associações empresariais das três microrregiões do sul confirmaram a campanha pelo voto regional. Em reunião realizada ontem em Criciúma decidiram que vão divulgar os nomes dos candidatos com domicílio eleitoral na região. A campanha começa no dia 17 e a lista vai ser feita por ordem alfabética, com o nome que vai estar urna eletrônica.

Este é um caminho para fortalecer a região, mas ainda é preciso mais.

Campanhas como essa de voto regional ou voto pelo sul já foram feitas em outras oportunidades. Agora sob consulta à justiça eleitoral, as associações adotaram este formato e assim pretendem divulgar os nomes de quem é do sul. Mas é preciso mais.

Eu já escrevi aqui que mais do que o endereço de cada um é preciso que o eleitor se informe das propostas e interesses que os candidatos tem e representam.

Mas de volta a campanha das associações, o trabalho delas deve continuar seguidamente após o resultado das urnas. Caso contrário todo esforço terá sido em vão como, inclusive, já foi.

Em 2006, a região Sul elegeu 10 deputados estaduais com domicílio eleitoral na região. Isso representa 25% da Assembleia Legislativa, que tem 40 deputados. Nenhuma outra região do estado conseguiu uma bancada tão grande.

Só que durante o mandato, estes dez deputados nunca estiveram juntos ou trabalharam como uma bancada unida. Dois deles foram secretários estaduais durante quase todo o tempo. Um virou prefeito em 2008 e outro foi para o Tribunal de Contas. De dez a bancada ficou com seis. Três governistas e três da oposição. E mesmo assim, alguns raramente passaram por aqui.

Então de nada vai adiantar se novamente a região conseguir repetir este desempenho, e depois ao longo do caminho os deputados trabalharem desunidos e com interesses diferentes.

As mesmas associações que agora vão pedir o voto regional devem depois cobrar ações concretas sobre as prioridades regionais. E da mesma forma que vão fazer agora, devem divulgar o nome daqueles que não trabalham pela região, que faltam as reuniões e que não dão atenção para as nossas reivindicações.

Assim, além de se votar pelo endereço, também o eleitor vai poder escolher pela lista de trabalhos prometidos e prestados.

Continue lendo...

Carmelito Smieguel (PMN) defende orçamento regionalizado

A Unisul TV exibiu esta semana mais um programa A Hora do Voto - Entrevista, que ao longo do período eleitoral vai receber os candidatos ao governo do Estado. Por ordem de sorteio, o segundo convidado foi o candidato Carmelito Smieguel, do PMN. Durante uma hora, ele falou sobre diversas questões e agora exibimos um trecho da entrevista. Como critério, o mesmo utilizado na semana passada, selecionamos uma das respostas dadas às perguntas feitas pela população

Continue lendo...

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão, 5/8

O Legislativo Tubaronense estará reunido nesta quinta-feira, 2 de agosto, em seu horário regimental das 19 horas, realizando mais uma Sessão Legislativa Ordinária. Antes dos trabalhos legislativos, em atendimento ao requerimento nº 634/2010, de autoria do Vereador João Batista de Andrade, receberão em plenário a Secretaria Municipal de Assistência Social, Sra. Vera Lucia Campos Stüpp. A Secretaria estará acompanhada da equipe responsável pelo PAR – Programa Aluno Responsável para falar, aos Vereadores, sobre o referido programa e sua migração para o Programa Jovem Adolescente, do Governo Federal. Na Ordem do Dia, desta Sessão está previsto a deliberação das seguintes matérias:

1. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 04/2010, de autoria do Ver. Ivo Stapazzol, que dispõe sobre os critérios para a concessão de licença especial para atendimento ao portador de necessidades especiais. Este projeto em sua primeira votação.

2. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 114/2010, de autoria do Ver. João Batista de Andrade, que denomina de “Travessa Manoel Pereira” uma via pública localizada neste Município. Este projeto em uma única votação.

3. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 115/2010, de autoria do Ver. João Batista de Andrade, que denomina de rua “Alberto Lanzendorf” a via pública localizada no Bairro Sertão dos Correas, neste Município. Este projeto em uma única votação.

Continue lendo...

Rhumor - JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - jbguedes.blogspot.com

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors