quinta-feira, 8 de abril de 2010

O preferido já tem compromisso

Circula nos bastidores uma pesquisa (não registrada) de que se os vereadores de Tubarão fossem candidatos, o mais votado seria Geraldo Pereira (PMDB), o Jarrão. Em tempos em que os peemedebistas procuram por um substituto do deputado estadual Genésio Goulart, a consulta poderia ser uma fonte de referência.

O detalhe é que Jarrão quer ficar longe desta disputa. Ele promete não atrapalhar a campanha daquele que for indicado pelo partido, mas para a assembleia legislativa já tem compromisso com a campanha de reeleição de Edison Andrino. Para federal, o apoio será para Edson Bez, o Edinho.

Continue lendo...

Dura promete valorizar quadro de funcionários da SDR

Com a indicação de Haroldo Silva (PSDB), o Dura, para a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Tubarão, surgem especulações de que haveria troca geral de cargos na SDR. O novo secretário já disse que pretende valorizar o quadro atual de funcionários e deverá, no máximo, fazer três indicações. Motorista e assessoria de imprensa estariam entre elas.

Continue lendo...

Milo de olho no apoio do PCdoB

A possibilidade de apoio do PCdoB catarinense a pré-candidatura de Ideli Salvati (PT) ao governo, seguindo o apoio nacional, interessa também ao pré-candidato a deputado federal Ademir Mota da Silva (PT), o Milo.

Existe a possibilidade do PCdoB não lançar candidatos para a Câmara Federal e com isso alguns setores já sinalizaram com apoio ao petista de Gravatal.

Continue lendo...

Oportunidade para Imbituba

A informações de que o Estaleiro OSX, do empresário Eike Batista, pode vir para Imbituba deixam a região motivada com o empreendimento. Inicialmente ele estaria previsto para o município de Biguaçu, mas a área escolhida é de preservação ambiental.

Em Imbituba, o projeto pode vingar pois seria instalado em área portuária o que seria mais recomendável. Além disso o Porto de Imbituba tem inovado com políticas de respeito à natureza. Por exemplo, com presença de baleias na área os navios aguardam em alto mar.

O ambientalista da Ong Montanha Viva, Jorge Albuquerque, informa que medidas legais para a instalação do estaleiro terão que ser cumpridas, mas que o local tem vocação para a atividade.

Agora, as lideranças locais buscam mobilização e articulação para atrair o investimento.

Leia mais...
Imbituba quer o projeto

Continue lendo...

PR de Imaruí discute divergências internas

O vice-prefeito de Imaruí e presidente do PR local, Edisson Rodrigues, convocou reunião da Comissão Provisória para discutir as divergências entre o partido e o vereador Gilson Rosa.

Rodrigues cobra da direção estadual do partido um posicionamento. Ele alega que o PR está fora da administração municipal e que perdeu a participação por conta de acordo feito entre o vereador e o prefeito Amarildo Souza (DEM). Atualmente o vice-prefeito não tem gabinete na prefeitura e nenhuma secretaria.

Somente após o posicionamento da direção estadual, os republicanos vão decidir pelo comportamento nas eleições de 2010. Se forem respaldados trabalharão pelos candidatos da sigla. Se a opção da direção estadual favorecer o vereador Gilson Rosa, ameaçam dissolver o partido na cidade.

Continue lendo...

É preciso falar mais da Fosfateira de Anitápolis

Estudantes dos cursos de História, Geografia e Ciências Biológicas organizaram ontem (7/4) na Unisul um painel sobre a instalação da Fosfateira de Anitápolis. O objetivo foi despertar a atenção para o assunto que será discutido numa audiência pública na próxima semana em Laguna.

O assunto ainda gera muitas dúvidas e pelo que se percebe o grande público ainda está desinformado.

Primeiro é uma pena que os responsáveis pelas empresas que projetam a instalação da fosfateira em Anitápolis não participam destas discussões com a população. Desta forma se acompanha a opinião apenas daqueles que são contrários ao projeto do jeito que ele foi apresentado até agora.

E ouvindo estas pessoas, de técnicos, engenheiros e ambientalistas tem-se a percepção de que é inaceitável permitir que projeto de tamanho impacto seja implantado.

É preciso saber que o projeto não está parado. As transnacionais Bunge e Yara venderam o projeto para a empresa Vale. A estratégia é não falar muito e fazer o projeto caminhar sem que ninguém perceba, sem muito barulho.

Mas os alertas estão sendo feitos.

São mais de 1700 hectares de área envolvida. Diversos municípios e ecossistemas podem ser atingidos. Diversas espécies animais ameaçadas de extinção foram ignoradas o Estudo de Impacto Ambiental.

Os estudos feitos por Ongs e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão indicam que foram utilizados dados climáticos que não condizem com a realidade da região. O verdadeiro impacto, pelo que parece, foi omitido.

Dizer que o projeto vai render investimentos e vagas de emprego é muito vago e fácil de justificar. Mas por que a nossa região não valoriza e investe em outras atividades que não sejam poluentes e que possam dar mais qualidade de vida para todos?

No passado, nossa região também se iludiu com promessas de crescimento econômico e geração de empregos vinda da exploração do carvão. O que sobrou em nossas cidades além de poluição, desemprego, problemas de saúde e crescimento desordenado?

É preciso falar mais deste projeto e conquistar mais forças para brigar por melhores condições de vida, destas e das gerações futuras. Para isso é preciso a mobilização de todos.

Continue lendo...

Com Dura garantido na SDR, Toni Bittencourt assume segurança e trânsito

Quer prova maior de que o prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini (PSDB) tinha um lugar reservado na administração municipal para o suplente de vereador Haroldo Silva (PSDB), o Dura? Foi só ele ser confirmado como novo secretário de desenvolvimento regional de Tubarão que o prefeito já tratou de nomear o presidente do PSDB de Tubarão Antônio Bittencourt, o Toni, para a secretaria de Segurança e Trânsito.

O secretário-adjunto Adolfo Pinter exerceu o cargo interinamente após da saída de João Batista de Andrade, o Sargento Batista, que voltou à Câmara de Vereadores. A efetivação dele chegou a ser cogitada, mas não se confirmou.

Continue lendo...

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão, 8/4

O Legislativo Tubaronense estará reunido nesta quinta-feira, 8 de abril de 2010, em seu horário regimental das 19 horas, realizando mais uma Sessão Legislativa Ordinária. Na Ordem do Dia, desta Sessão serão deliberadas as seguintes matérias:

1. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N° 014/2010, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que dispõe sobre a deliberação do Veto Parcial aposto pelo Poder Executivo Municipal ao Autógrafo de Lei Ordinária nº 031/2009. Este Projeto em uma única votação

2. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N° 015/2010, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que dispõe sobre a deliberação do Veto Total aposto pelo Poder Executivo Municipal ao Autógrafo de Lei Ordinária nº 063/2009. Este Projeto em uma única votação

3. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 213/2009, de autoria de Todos os Vereadores, que dispõe sobre a implementação de programa para coibir a prática de “bullying” na rede municipal de ensino. Este projeto em sua Redação Final.

4. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 014/2010, de autoria do Ver. Jefferson Medeiros Brunato, que institui no âmbito do Município de Tubarão a política municipal de voluntariado e exercício de cidadania e dá outras providências. Este projeto em sua segunda votação.

5. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 198/2009, de autoria do Ver. Dionísio Bressan Lemos, que disciplina a construção de pontes sobre o Rio Morto, determina a regularização das pontes existentes e dá outras providências. Este projeto em sua primeira votação.

6. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 041/2010 (023/2010 na origem), de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, no valor de R$ 432.000,00 (quatrocentos e trinta e dois mil reais), através da Secretaria Municipal de Educação. Este projeto em sua primeira votação.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors