terça-feira, 30 de março de 2010

Câmara de Vereadores adia sessão e abrevia passagem de Reneuza

Dez requerimentos e dois projetos de Decreto Legislativo (um titulo de Cidadã Tubaronense) e um título de Honra Ao Mérito). Este foi o saldo das duas sessões que tiveram a participação da vereadora Reneuza Borba (PTB) na Câmara de Tubarão. Com o adiamento da sessão ordinária de quinta-feira (1º/4) para segunda-feira (5/4) a atuação da suplente foi abreviada e encerrou ontem (29/3). Ela ainda deixou com o presidente da mesa João Batista de Andrade (PSDB), o Sargento Batista, um projeto para tornar o Conselho Municipal de Meio Ambiente delibarativo. Hoje ele é apenas consultivo.

Reneuza avaliou a rápida passagem casa como positiva.

– Serviu de aprendizagem, permitiu fazer algumas reivindicações e valorizar os votos que recebi nas eleições de 2008. Também foi importante para mostrar a necessidade da Câmara ter uma vereadora mulher e valorizar a participação feminina na política – fala Reuneuza que agora deve voltar à Cosip.

Na segunda-feira (5/4), o vereador titular Edson Firmino (PDT) retorna da licença de saúde.

Continue lendo...

Filiações serão registradas via internet

Presidentes dos partidos políticos tiveram reunião nesta segunda-feira com a Justiça Eleitoral de Tubarão. Agora as filiações partidárias serão registradas diretamente na internet. Os representantes das siglas terão uma senha para informar as filiações e assim dar mais agilidade na atualização dos dados.

Continue lendo...

PMDB faz evento para receber Eduardo Moreira

A coordenação regional do PMDB programa para amanhã em Criciúma uma recepção ao pré-candidato do partido ao governo do Estado Eduardo Moreira. O evento será em Criciúma.

O convite enviado pelo coordenador regional Ademir Matos anuncia a presença dos ex-governadores Paulo Afonso Vieira e Luiz Henrique da Silveira.

Continue lendo...

Milo deixa Secretaria de Educação de Gravatal

O secretário de Educação de Gravatal Ademir Mota da Silva (PT), o Milo, deixa o cargo nesta quarta-feira (31/3) para se dedicar a pré-candidatura a deputado federal. A professora Raquel Marcon Rodrigues (PT) ficará no comando da pasta, que continuará ligada ao Partido dos Trabalhadores.

Milo continuará trabalhando na Unibave, onde atua como coordenador de Projetos de Inovações Pedagógicas. Um dos principais trabalhos é o Projeto Escola Criativa que é realizado em conjunto com o Ministério da Educação. Para o mês de maio ele também trabalha na realização de um seminário Sul Catarinense de Igualdade Racial, que deverá ter a participação do Ministro-Chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos (PT).

Continue lendo...

O que fizeram com a batimetria?

O secretário nacional de Saneamento Básico, Leodegar Tiscoski (PP), falou esta manhã na rádio Bandeirantes 1090 Tabajara AM, que desconhece qualquer projeto na região sobre a redragagem do Rio Tubarão. Ele afirmou que com o lançamento do PAC 2 é possível obter recursos para a obra mas, para isso, ele disse que é preciso apresentar um projeto.

Tiscoski chegou a dizer quem não sabe nem se já foi feita batimetria no rio, situação que é necessária para se fazer o projeto de redragagem.

Diante disso pergunto quem está mal informado nessa história? A batimetria do Rio Tubarão foi feita em 2009. Mas não informaram o secretário? Ainda não fizeram o projeto de redragagem? Estão esperando uma enchente para acelerar o processo? Fala-se tanto em prevenção, e onde fica a ação?

Leia mais...
Prazo para garantir projetos e recursos

Continue lendo...

A oportunidade de renovação

Até junho quando termina o prazo para as convenções muito pode mudar, mas esta semana, quem não deixar os cargos fica impossibilitado de ser candidato

Na semana passada, duas desistências de candidaturas deixaram dois partidos em busca de nomes para disputar as eleições de 2010. No PMDB, o deputado estadual Genésio Goulart, anunciou que não vai disputar a reeleição. No PP o ex-deputado federal e atual secretário nacional de Saneamento Básico, Leodegar Tiscoski, também anunciou que não disputa as eleições e que vai continuar no Ministério das Cidades.

Preencher as vagas com nomes em condições de se eleger é muito importante para a região manter e ampliar a representatividade. Mas as desistências abrem uma outra grande oportunidade para os partidos: a renovação de lideranças.

O PMDB busca dentro de suas bases um nome que possa despontar para a recuperação da hegemonia na cidade. Com a vitória de Eduardo Moreira nas prévias do último sábado ganham força os nomes ligados a esta ala. O professor Valter Schmitz da Unisul é um dos preferidos, mas já descartou a possibilidade. Outro que representa uma virada é o secretario de saúde de Tubarão Roger Augusto, que ainda é filiado ao PMDB de Treze de Maio. Mas ele mesmo acha muito difícil ser indicado. Com isso ganha força o advogado Alexandre Moraes. Uma coisa é certa, o PMDB escolhe um nome para 2010 pensando nas eleições de 2012.

No PP, o vereador mais votado em Tubarão em 2008, Deka May, colocou-se à disposição para disputar as eleições para deputado federal. Pode ser também uma escolha visando 2012. Outros nomes da região Sul se ofereceram para a indicação. O vereador Giovanni Zappellini, de Criciúma e o prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, aceitam o desafio.

O prazo esta semana é curto e deve apresentar novidades antes da páscoa chegar.

Continue lendo...

Acivale sedia reunião plenária regional da Facisc

A Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte (Acivale), será sede da reunião plenária regional sul, prevista para o dia 5 de abril, pela Federação das Associações Empresarial de Santa Catarina (Facisc).

O encontro, que reúne presidentes e diretores das associações empresariais de toda região sul do Estado, tem como objetivo discutir metas e projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico regional, bem como questões econômicas que atinjam diretamente a categoria.

Durante a reunião, serão apresentadas as ações desenvolvidas e apoiadas pela Facisc em todo Estado, além da discussão das prioridades e ações também desenvolvidas pelas associações empresariais de cada município da região sul.

Entre os temas previstos está a explanação sobre as obras de duplicação da BR-101, trecho sul, que será apresentada pelo superintendente do DNIT/SC, João José dos Santos, juntamente com a senadora da república, Ideli Salvati (PT) e o deputado federal, Jorge Boeira (PT). Também serão apresentadas, discutidas e votadas moções e apresentado mapa estratégico da Facisc.

Com informações da AI/SIG/Acivale

Continue lendo...

Encontro do PSC busca motivar filiados

O PSC de Tubarão realizou um encontro motivacional no sábado (27/3) e o pré-candidato a deputado estadual, Douglas Antunes, aproveitou para fazer um balanço do trabalho realizado até agora.

Antunes destacou que grande parte do trabalho tem sido organizar o PSC nos diversos municípios da região para garantir o apoio necessário para a campanha. De quatro municípios em 2009, hoje são treze. No estado são 42 municípios e a meta é chegar em pelo menos metade dos 293.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors