terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Banalização da violência

O que foi um fato absurdo, inaceitável e chocante para os moradores de Tubarão, para o restante do país não passa de mais um fato banal de violência. O assalto de ontem no centro de Tubarão, no meio da tarde, que resultou numa pessoa baleada não foi notícia em nenhum veículo nacional, não ganhou os sites de notícias e muito menos foi manchete nos jornais do Estado.

Não é questão de reivindicar a divulgação de uma notícia muito ruim, mas a violência sofrida aqui há muito tempo já não choca os grandes centros. Por isso mesmo não podemos ficar parados e aceitar que isso vire normal por aqui.

Continue lendo...

Preparando a pauta

A Comissão Executiva do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de Tubarão reúne-se logo mais, às 19h30min, para elaborar a pauta da primeira reunião anual ordinária do diretório, que acontece sexta-feira (26), e discutir o cronograma e a projeção do partido para 2010.

Volto a perguntar, qual lado o diretório de Tubarão vai tomar na escolha por um candidato ao governo do estado. Dário Berger ou Eduardo Moreira?

Continue lendo...

Portal da Transparência em Laguna

A Câmara de Vereadores de Laguna rejeitou por 8 votos a 1 o veto total do prefeito Célio Antonio (PT) ao projeto da vereadora Jusalva Mattos (PSB), a Nega que Cria o Portal da Transparência. O projeto da vereadora será promulgado pelo presidente da Câmara e o prefeito terá 90 dias para criar o portal e iniciar as divulgações diárias de todas as movimentações financeiras e ações do governo municipal, incluindo nomeações, obras em andamento e projetos futuros. O portal será uma importante ferramenta para a fiscalização dos gastos públicos municipais.

Continue lendo...

Mais educação, mais empregos, mais igualdade social

Foi muito difícil decidir sobre o que escrever sobre o episódio do assalto no centro de Tubarão. Porque tem tanta coisa pra se dizer que eu nem sei por onde começar.

Dizer que esta violência vem sendo anunciada há muito tempo? Perguntar por que depois de vinte assassinatos nos últimos dois anos e meio pouco se fez para mudar o quadro, que na verdade só piora?

Sei lá, muito difícil a situação que chegamos.

Mas tudo isso é consequência. Só prender os assassinos, só prender os traficantes já não resolve mais.

É preciso agir lá atrás e evitar que estas pessoas se envolvam com o tráfico, com o crime, que virem assassinas e que gente inocente perca a vida por consequência disso tudo.

É preciso mais investimento em educação, em saúde, em desenvolvimento. A população precisa de educação de qualidade, de empregos com boa remuneração, que garantam uma condição social aceitável e de menor desigualdade.

Se nada disso for feito, vamos continuar só falando da conseqüência que é isso que estamos vendo. Uma sociedade desigual, sem perspectiva para boa parte da população e um crescimento absurdo da violência. Tornando cidades tranqüilas como as nossas em lugares onde a população tem medo de sair na rua, no meio da tarde.

Amanhã na audiência pública que vai ocorrer em Tubarão vão cobrar uma solução do secretário de segurança e defesa do cidadão Ronaldo Benedet (PMDB). Está certo, mas ele só atua na consequência.

Lembrem de cobrar soluções para as causas. Portanto cobrem pela manutenção de turmas nas escolas, mesmo se tiver menos de quinze alunos, de cobrar por uma Casa Lar, que Tubarão não tem, por um Conselho Tutelar e um CIP mais eficiente, por um local para recuperação de dependentes químicos, por melhores empregos, por mais investimentos sociais em geral.

Só assim para mudar esta realidade de conseqüências e poucas soluções.

Leia mais...
Segurança: compromisso de todos
Tolerância zero por aqui também
Maurício pede mais policiamento
Uma verdadeira sensação de (in)segurança
Ponticelli critica segurança pública de SC

Continue lendo...

Nada de diferente

O blog do Matheus Madeira já comentou ontem, mas como eu só recebi o comunicado hoje de madrugada, só agora registro a infeliz atitude do PSC de Tubarão sobre a forma como se manifestou sobre o futuro do partido em relação ao governo municipal.

Aqui mesmo, neste blog, já havia registrado que o partido não tinha mais cargos no governo e que não havia sido chamado para “discutir a relação”.

Agora surge a mensagem informando que haverá uma cobrança e em tom ameaçador. Se o PSC queria fazer algo de diferente, errou ao condicionar suas atitudes a obtenção de respostas sobre cargos e participação ou não no governo.

Só para lembrar, o PSC surgiu a partir do PHS, que em 2008 lançou três candidatos a vereador. Juntos eles fizeram 106 votos. A legenda recebeu cinco.

Leia mais...
PSC Tubarão x Prefeitura Municipal
Publico e Privado
Os partidos pequenos

Continue lendo...

Campanha entre os filiados

O PSDB de Tubarão continua realizando ações para motivar os filiados a integrarem a campanha do ex-prefeito de Tubarão Carlos Stüpp (PSDB) a deputado estadual. O diretório realiza na quinta-feira (25) uma Palestra – Jantar com o pré-candidato. Estão sendo convidados todos os filiados que disputaram uma vaga na Câmara de Vereadores nas eleições de 2008. Stüpp falará da trajetória política e dos projetos futuros.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors