quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

2010 igual a 2009?

Os trabalhos na Câmara de Vereadores de Tubarão iniciam 2010 quase do mesmo jeito que em 2009. Com polêmica em torno da presidência da casa e dois blocos bem divididos.

João Fernandes (PSDB) assumiu o cargo em 2009 após a renúncia de Geraldo Pereira (PMDB), o Jarrão, em eleição marcada pela união do vereador do PSDB com o bloco de oposição do PMDB. Agora Fernandes deve cumprir parte do acordo e renuncia para que Maurício da Silva (PMDB) assuma o cargo. Só que na eleição do ano passado Silva era o segundo vice-presidente e agora com nova renúncia a composição da mesa que tinha cinco nomes, passa a ter só três e nenhum deles é vice-presidente.

Tudo isso está previsto no regimento interno e novas eleições só estão previstas em caso de ausência ou impedimento do 1º e 2º vice-presidentes. Se isso ocorrer assume interinamente a presidência o vereador mais idoso, que deve convocar nova eleição no prazo máximo e improrrogável de quinze dias, para o preenchimento individual dos cargos vagos.

Como os vereadores continuam divididos em dois blocos iguais, a oposição, que tem o vereador mais idoso, dificilmente deixará de ocupar a direção da câmara.

Resta então saber se os trabalhos seguirão no mesmo ritmo de 2009, com pedidos minuciosos de informações, rejeição de requerimentos e descaso com algumas denúncias, conforme a conveniência dos trabalhos.

Mas de qualquer forma o ano com Maurício da Silva no comando promete ser mais tranquilo.

Vereador experiente, sem falas impulsivas e com pretensões políticas, deve aproveitar o ano para mostrar mais serviço.

Infarto aproxima deputados da realidade

Foi preciso o infarto do deputado estadual Valmir Comin (PP), para descobrir o que a população local já está cansada de saber: os hospitais da região precisam de ajuda. COMIN passou mal durante o feriadão de carnaval em Laguna e foi até o hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos. Lá soube que tinha sofrido um infarto e foi encaminhado para Criciúma para exames mais detalhados e por falta de condições e de uma UTI.

Quem sabe agora, os deputados dão uma ajuda para resolver o problema. Ou então já sabem que se estiverem por perto e ficarem doentes, podem eivtar o hospital de laguna e seguir para outro, em melhores condições de atendimento.

Os partidos pequenos

O PSC de Tubarão foi formado em 2009 a partir dos membros do PHS que deixaram o partido para refundar a sigla na cidade. O PHS fez parte da coligação que elegeu o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) em 2008, mas pouco participou do governo.

A migração dos membros do partidos não garantiu a permanência do PSC na administração municipal. O presidente do PSC local, Douglas Antunes, informa que o partido não tem mais nenhum cargo no governo e muito menos foi chamado para reuniões com o prefeito.

- Não fomos chamados e também não vamos procurá-los. Estamos trabalhando para a consolidação do PSC na cidade e caso o prefeito queira ouvir nossas sugestões, basta nos convidar para um conversa – diz Antunes, que também é pré-candidato a deputado estadual.

Será que os outros partidos pequenos estão sendo ouvidos na reforma administrativa que está sendo esperada para o mês de março?

SC pode ter um deputado federal a mais

ESTÁ NO DIÁRIO CATARINENSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou ontem, em seu site, a minuta de resolução que define o número de vagas de deputados federais e de integrantes das assembleias legislativas nas eleições 2010. O texto da minuta será discutido em audiência pública marcada para o dia 24 de fevereiro, no auditório do TSE. Caso o texto seja aprovado, modificará, também, a quantidade de deputados estaduais.

LEIA MAIS...

Novo cálculo reduziria bancada do RS em Brasília

Pauta da Assembleia Legislativa, 18 de fevereiro

Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 9 horas

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores