quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

2010 igual a 2009?

Os trabalhos na Câmara de Vereadores de Tubarão iniciam 2010 quase do mesmo jeito que em 2009. Com polêmica em torno da presidência da casa e dois blocos bem divididos.

João Fernandes (PSDB) assumiu o cargo em 2009 após a renúncia de Geraldo Pereira (PMDB), o Jarrão, em eleição marcada pela união do vereador do PSDB com o bloco de oposição do PMDB. Agora Fernandes deve cumprir parte do acordo e renuncia para que Maurício da Silva (PMDB) assuma o cargo. Só que na eleição do ano passado Silva era o segundo vice-presidente e agora com nova renúncia a composição da mesa que tinha cinco nomes, passa a ter só três e nenhum deles é vice-presidente.

Tudo isso está previsto no regimento interno e novas eleições só estão previstas em caso de ausência ou impedimento do 1º e 2º vice-presidentes. Se isso ocorrer assume interinamente a presidência o vereador mais idoso, que deve convocar nova eleição no prazo máximo e improrrogável de quinze dias, para o preenchimento individual dos cargos vagos.

Como os vereadores continuam divididos em dois blocos iguais, a oposição, que tem o vereador mais idoso, dificilmente deixará de ocupar a direção da câmara.

Resta então saber se os trabalhos seguirão no mesmo ritmo de 2009, com pedidos minuciosos de informações, rejeição de requerimentos e descaso com algumas denúncias, conforme a conveniência dos trabalhos.

Mas de qualquer forma o ano com Maurício da Silva no comando promete ser mais tranquilo.

Vereador experiente, sem falas impulsivas e com pretensões políticas, deve aproveitar o ano para mostrar mais serviço.

Continue lendo...

Infarto aproxima deputados da realidade

Foi preciso o infarto do deputado estadual Valmir Comin (PP), para descobrir o que a população local já está cansada de saber: os hospitais da região precisam de ajuda. COMIN passou mal durante o feriadão de carnaval em Laguna e foi até o hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos. Lá soube que tinha sofrido um infarto e foi encaminhado para Criciúma para exames mais detalhados e por falta de condições e de uma UTI.

Quem sabe agora, os deputados dão uma ajuda para resolver o problema. Ou então já sabem que se estiverem por perto e ficarem doentes, podem eivtar o hospital de laguna e seguir para outro, em melhores condições de atendimento.

Continue lendo...

Os partidos pequenos

O PSC de Tubarão foi formado em 2009 a partir dos membros do PHS que deixaram o partido para refundar a sigla na cidade. O PHS fez parte da coligação que elegeu o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) em 2008, mas pouco participou do governo.

A migração dos membros do partidos não garantiu a permanência do PSC na administração municipal. O presidente do PSC local, Douglas Antunes, informa que o partido não tem mais nenhum cargo no governo e muito menos foi chamado para reuniões com o prefeito.

- Não fomos chamados e também não vamos procurá-los. Estamos trabalhando para a consolidação do PSC na cidade e caso o prefeito queira ouvir nossas sugestões, basta nos convidar para um conversa – diz Antunes, que também é pré-candidato a deputado estadual.

Será que os outros partidos pequenos estão sendo ouvidos na reforma administrativa que está sendo esperada para o mês de março?

Continue lendo...

SC pode ter um deputado federal a mais

ESTÁ NO DIÁRIO CATARINENSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou ontem, em seu site, a minuta de resolução que define o número de vagas de deputados federais e de integrantes das assembleias legislativas nas eleições 2010. O texto da minuta será discutido em audiência pública marcada para o dia 24 de fevereiro, no auditório do TSE. Caso o texto seja aprovado, modificará, também, a quantidade de deputados estaduais.

LEIA MAIS...

Novo cálculo reduziria bancada do RS em Brasília

Continue lendo...

Pauta da Assembleia Legislativa, 18 de fevereiro

Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 9 horas

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors