quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Faltou o PA 24 Horas

A não implantação do Pronto Atendimento 24 Horas foi uma das grandes frustrações do prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) neste primeiro ano de governo. O lamento foi feito durante o programa Conversa de Botequim, da Unisul TV. Ele disse que espera ver o projeto sair do papel em 2010.

Os problemas do canil também foram lamentados por Bertoncini. Mas convenhamos, um PA 24 Horas é bem mais importante e urgente do que um canil.

Câmara terá sessão extraordinária

O prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini (PSDB) convoca nesta sexta-feira uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Tubarão para a apreciação de oito projetos. A sessão deverá ocorrer na próxima terça-feira (22/12).

Na pauta estarão projetos que envolvem convênios com projetos sociais e que precisam ser apreciados ainda este ano para viabilizar o repasse de recursos em 2010.

Almoço com a base

O prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini (PSDB) almoçou nesta quinta-feira com os vereadores que compõem a bancada governista na Câmara de Tubarão. Encontro serviu para agradecer o apoio de 2009 e renovar os compromissos para 2010.

A tão falada reforma administrativa fez parte do cardápio e ele reforçou que as maiores mudanças serão feitas a partir de março. Durante janeiro ficarão funcionando somente os serviços essenciais.

Para março, a meta é reduzir de 240 para 160 comissionados. A proporção de redução entre os partidos aliados deverá ser igual.

O prefeito também adiantou que pretende implantar as três fundações que foram planejadas em 2009. A novidade é que as Fundações de Esporte, de Cultura e de Meio Ambiente devem começar de forma modesta, para não extrapolar os custos e sentir as verdadeiras necessidades.

TCE aprova contas de 2008 de Laguna

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE) aprovou as contas da Prefeitura Municipal de Laguna referente ao ano de 2008. O parecer foi dado na sessão de quarta-feira. No primeiro mandato do prefeito Célio Antônio (PT), todas as contas foram aprovadas pelo TCE. As contas serão analisadas pela Câmara de Vereadores de Laguna.

Na mesma sessão foram apreciadas as contas de Jaguaruna, administração de Marcos Tibúrcio (PP), e Grão Pará, administração de Amilton Ascari (DEM).

Leia mais...
Tribunal aprova contas do Governo Municipal de 2008

Três ex-prefeitos têm as contas rejeitadas

Conselho Político avalia ações de 2009

O Conselho Político Empresarial para o Desenvolvimento da Região encerra as atividades de 2009 nesta sexta-feira. A última reunião do ano servirá para apresentar um balanço das ações realizadas e também apresentar o calendário de encontros para 2010. A reunião será na sede da Acit, em Tubarão, a partir das 9 horas.

Tubarão volta a ter região metropolitana

Com a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 52/09, Santa Catarina passará a ter, além da região metropolitana de Chapecó, já existente, mais sete regiões. No projeto foi acrescentado, por emenda, a região de Lages, e ampliada a abrangência da região de Criciúma, que englobou os municípios do Extremo Sul. Esta proposta foi construída pelos parlamentares de maneira a atender os requisitos legais para a criação das regiões metropolitanas, bem como para auxiliar os municípios na busca de soluções de problemas comuns e recursos, principalmente do Ministério das Cidades.

A Região Metropolitana de Tubarão será composta pelos municípios de Tubarão, Capivari de Baixo, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio, Braço do Norte, Armazém, Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Laguna, Garopaba, Imaruí, Imbituba e Paulo Lopes.

Leia mais...
Santa Catarina terá oito regiões metropolitanas

Uma lista restrita para 2010

Sobrevivemos a mais um ano e vamos, como sempre, entrar em 2010 confiantes que ele vai ser melhor que 2009. É comum nesta época avaliarmos o que passou. Quem se deu bem, quem se deu mal. Quem se destacou de forma positiva, de forma negativa. Enfim, dá mesmo para fazer um relatório.

Mas de nada vale relatar os erros e acertos de 2009 se eles não servirem de aprendizado para 2010. Vai ser um ano de eleições, então quem sabe os próprios eleitores não riscam do mapa aqueles que deixaram a desejar. Será que é preciso esperar pela justiça para que se cassem os mandatos, se punam infratores, se pague pelo escândalos?

O eleitor pode fazer isso sozinho, sem esperar pelos outros.

Mas para isso é preciso memória, é preciso discernimento, é preciso participação e comprometimento.

Lembre daqueles que melhoraram a escola do seu filho, que garantiram atendimento na saúde, que investiram na infraestrutura do seu bairro, que possibilitaram você se sentir mais seguro em casa, sem medo da criminalidade, que souberam usar os recursos públicos e principalmente, que não tiveram o nome envolvido em escândalos e investigações.

Você pode pensar que assim vai ficar difícil e é capaz de não sobrar ninguém. Mas o objetivo é esse mesmo. Ficar com uma lista de poucos nomes. Mas confiáveis!

Não podemos entrar em 2010 falando de problemas antigos, vamos cobrar e torcer para que os velhos se resolvam e que tenhamos outros assuntos novos para discutir. Sempre vamos ter algo para reivindicar, isso é normal. É assim que segue a vida, vamos sempre em busca de algo melhor, de crescimento, de evolução. E evoluir, pra mim é isso, aprender com os erros do passado para que eles não se repitam no futuro.

Segunda renúncia em 2010

Com a renúncia do presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, João Fernandes (PSDB), noticiada nos jornais Diário do Sul e Notisul de hoje, registra-se a segunda renúncia do ano na casa legislativa.

A primeira foi do vereador Geraldo Pereira (PMDB), o Jarrão, que foi o candidato do grupo formado pelos representantes do PMDB e Fernandes. A estratégia foi usar o candidato com mais idade para vencer o desempate com a chapa formada pelo grupo governista (PSDB, PP e PDT). Na época Jarrão disse que não podia assumir naquele momento e o então vice-presidente assumiu o cargo.

Com todas as renúncias, o presidente da casa em 2010 volta a ser o vereador Maurício da Silva, que na chapa registrada lá em 1º de janeiro era o 1º secretário, o terceiro na sucessão.

Prêmio Setcergs fica com tubaronense

O jornalista Gabriel Guedes recebe nesta quinta-feira o Grande Prêmio do 22º Prêmio Setcergs de Jornalismo pela série de reportagens “Obras importantes para o sistema viário da região”, publicada no Jornal ABC Domingo.

Guedes é tubaronense, formado pelo curso de Jornalismo da Unisul, mora em Porto Alegre e trabalha no Jornal NH de Novo Hamburgo.

O prêmio de R$ 4,5 mil que ele conquistou é oferecido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs).

Especial Eleições 1989 - 20 anos

Há vinte anos, os eleitores brasileiros foram às urnas para votar no segundo turno das eleições presidenciais de 1989. Fernando Collor, pelo PRN, venceu Luís Inácio Lula da Silva, do PT, num pleito histórico para a democracia brasileira. Para relembrar esta data, os alunos do curso de Jornalismo da Unisul de Tubarão, na disciplina de Jornalismo em Áudio, prepararam uma série de reportagens e programetes. Escute e comente aqui

Pauta da Assembleia Legislativa, 17 de dezembro

1 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 9h

2 – Entrevista coletiva
Local: Sala de Imprensa
Horário: 14h30min
Assunto: o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorginho Mello (PSDB), apresenta um balanço das atividades parlamentares de 2009.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores