terça-feira, 10 de novembro de 2009

Presenças confirmadas, ou não (pelo Twitter)

Durante esta terça-feira não foi possível manter contato com todos os dezenove integrantes da bancada catarinense em Brasília para saber quem ia e quem não ia no jantar da comitiva tubaronense.

Mas por telefone confirmei com o deputado Jorge Boeira (PT) que elogiou muito e disse que a iniciativa pode ajudar a convencer muitos parlamentares.

Os outros contatos testei a modernidade e fui pelo Twitter (microblog).

O senador Raimundo Colombo (DEM) foi o primeiro a ser questionado no início da manhã. Pediu para responder por e-mail, que não chegou até agora.

Deputado Acélio Casagrande (PMDB) confirmou a presença.

– Acredito que esta aproximação com os parlamentares é importante. A união que visa o desenvolvimento – respondeu.

Deputada Ângela Amin (PP) disse que o encontro estava na agenda, mas dependia dos outros compromissos do dia.

– Vai depender do horário que terminar o processo de votação em plenário. A iniciativa é interessante – adiantou.

Deputado Paulo Bornhausen (DEM) respondeu que fará tudo para dar uma passada pelo jantar.

Deputado João Pizzolatti (PP), que passou o dia atendendo outros prefeitos inclusive o de Treze de Maio, e o senador Neuto de Conto (PMDB) não responderam o contato até este momento.

O encontro está marcado para logo mais às 20 horas no restaurante do Clube da Imprensa, no lago Paranoá. A rádio Bandeirantes AM Tabajara 1090 transmite ao vivo, é só sintonizar.

Continue lendo...

Xela também busca recursos em Brasília

Quem também está em Brasília nesta terça-feira é o prefeito de Treze de Maio Arilton Francisconi Cândido (PP), o Xela. Foi em busca de apoio para projetos no município. Pelo Twitter o deputado federal João Pizzolatti (PP) informa que “se tudo der certo, todos voltam às suas cidades com projetos aprovados!”.

A informação no plural é porque alem de Xela, Pizzolatti também deu recebeu no gabinete os prefeitos de Indaial, Guaramirim, Palmeira, Zortéa, Palhoça e Rio Negrinho.

Este é mais um exemplo de que a iniciativa de Tubarão de reunir toda a bancada catarinense em Brasília pode gerar mais frutos do que depender do apoio isolado de um parlamentar.

Continue lendo...

Jogo de xadrez na prefeitura

Com a tal reforma e corte de cargos comissionados na prefeitura de Tubarão sendo discutida, começa também o zum-zum-zum sobre a movimentação das peças do tabuleiro.

Seguem algumas especulações que podem, ou não, se confirmar nos próximos meses.

- o atual secretário de Desenvolvimento Urbano Nilton de Campos (PSDB) volta para a Câmara de Vereadores.
- com isso o segundo suplente, Haroldo da Silva (PSDB), o Dura, deixa a liderança do governo e volta para a Cosip.
- e a atual diretora da Cosip, Reneuza Borba (PTB), fica sem cargo.
- o atual secretário de Comunicação Social, Anselmo de Bona Mello (PSDB) vai para a secretaria de Desenvolvimento Urbano.
- a secretaria-adjunta de Comunicação Social, Adriana Stüpp assume o comando da pasta.
- com a exoneração dos cargos comissionados no final de dezembro, apenas algumas secretarias ficam funcionando em janeiro: Desenvolvimento Urbano, Finanças e Saúde estão garantidas. As demais serão revistas na reforma estrutural que deverá ser proposta e aprovada na Câmara de Vereadores no início de 2010.

Continue lendo...

Boa impressão para garantir apoio

Esta reunião de uma comitiva municipal com a bancada federal em Brasília não é muito comum e só este fato já vai causar boa repercussão entre os deputados federais e os senadores catarinenses. Afinal encontrar uma comissão formada por representantes da prefeitura, Acit, CDL, Sindilojas e Unisul, unida em torno de projetos demonstra uma grande união para o desenvolvimento da cidade. E melhor ainda que cada um que está lá na capital federal está pagando a própria conta. Não é um trenzinho da alegria pago com recursos públicos.

Mas é claro que não se espera apenas causar boa impressão. O que se deseja é garantir recursos para investimentos na cidade. Na bagagem desta comitiva estão projetos que para saírem do papel, precisam de mais de R$ 40 milhões.

E o que a bancada catarinense tem para ajudar? Primeiro são as emendas individuais de cada parlamentar. Cada um tem R$ 10 milhões para indicar. Segundo são as dezenove emendas coletivas e que podem abrigar projetos maiores e que demandem mais recursos.

De acordo com o deputado federal Jorge Boeira (PT) uma boa apresentação destes projetos vai ser muito importante para o convencimento da bancada em destinar as emendas ao Orçamento da União.

Entre os projetos que vão ser apresentados estão a construção de três pontes, uma delas entre Tubarão e Capivari de Baixo, a rodovia Serramar, praças esportivas, postos de saúde, compra de maquinário e qualificação da administração municipal, entre outros.

É um grande passo que está sendo dado e o assessor especial da prefeitura, Felipe Felisbino (PSDB), merece ser lembrado como o organizador deste encontro. Se der certo, ele vai ter muito mais trabalho ainda em 2010. Pois a inclusão das emendas no Orçamento, não é garantia de que os recursos virão para a cidade. É preciso que o governo tenha receita e dê prioridade para os projetos. E neste ponto, Felisbino, vai ter que fazer marcação cerrada para que todo o esforço não seja em vão.

Leia mais em...
Comitiva tubaronense reúne-se com bancada catarinense, em Brasília

Continue lendo...

Executiva do PSC Mulher tomará posse no dia 21

A assistente social e líder da Igreja do Evangelho Quadrangular, Janete Goulart, assumiu o PSC Mulher em Tubarão. Ela agora trabalha na formação da executiva do segmento que deverá ser empossada em 21 de novembro.

Continue lendo...

Pauta da Assembleia Legislativa, 10 de novembro

1 – Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

2 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

3 – Entrevista coletiva
Local: Sala de Imprensa
Horário: 15 horas
Assunto: o arcebispo de Florianópolis, Dom Murilo Krieger, participa do lançamento da II Feira Economia Solidária, dias 19 e 20 de novembro no Largo da Alfândega, em Florianópolis.

4 – Sessão especial em homenagem ao X Prêmio Adjori de Jornalismo e lançamento do livro “Origens da imprensa em municípios catarinenses”
Local: Plenário
Horário: 19 horas

5 – Comissão de Segurança Pública – Audiência pública para discutir a transferência das instalações da cavalaria e do canil da Polícia Militar do bairro Barreiros para o bairro Potécas - São José
Local: Plenarinho Paulo Stuart Wright
Horário: 19 horas

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors