quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ponticelli presta homenagem, mas também critica

Presidente da Executiva Estadual do PP e vice-líder da bancada, o deputado Joares Ponticelli fez hoje uma homenagem aos servidores públicos pela passagem do seu dia, manifestando preocupação pela situação atual dos homenageados.

- O que vejo, hoje, não dá para comemorar muito, já que se constata um verdadeiro desmantelamento de todas as categorias pela política adotada nos últimos sete anos - disse Ponticelli. Para se comprovar isso – frisou – basta ver o recente mandado de injução do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, mandando que o governo do Estado cumpra a norma constitucional de revisão salarial a cada ano – o que o atual governo nunca cumpriu.

Ponticelli lembrou que o partido entrou com ação no Supremo Tribunal Federal no mesmo sentido e que já obteve parecer favorável da Advocacia Geral da União. O parlamentar destacou, ainda, a “maléfica” política adotada pelo governo do Estado de conceder abono, ao invés de reajustes legais, o que “desmonta” toda a estrutura funcional e que se revela injusto.

Com informações da Alesc

Cooperação para atender demandas

Oferecimento de cursos técnicos, participação na Escola da Construção e propostas para as margens do Rio Tubarão e manutenção do rio Seco. Estas foram as primeiras 'encomendas' da parceria discutida hoje entre Unisul, Prefeitura e Sindicatos da cidade.

Nos próximos 30 dias devem ser identificas as demandas necessárias para a atuação dos cursos e treinamento de mão de obra para a indústria da cidade. Todas os secretários municipais também irão discutir dentro de suas respectivas áreas quais as necessidades de cooperação.

- Precisamos de uma resposta técnica para alguns assuntos e o melhor lugar para buscar isso é a universidade. Espero que possamos construir algo que melhore as condições de vida da nossa população – falou o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB).

A aproximação entre as entidades foi arquitetada pelo coordenador do curso de Licenciatura em Química, professor Gilson Rocha Reynaldo, que representa os cursos de formação tecnológica da Unisul e pelo secretário da Indústria e Comércio Estener Soratto Júnior (PDT).

Novo encontro ficou agendado para o dia 11 de novembro.

Secretários do DEM com agenda conjunta em Braço do Norte

Os secretários estaduais da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antonio Ceron (DEM), e da Administração, José Nei Ascari (DEM), programam agenda conjunta para esta quinta-feira (29/10), em Braço do Norte. Os dois participam do Encontro Regional de Ovinocultores que será realizado no Pesque Pague Simão, a partir das 9 horas.

O evento está sendo organizado pela prefeitura de Braço do Norte, juntamente com a 36ª SDR, Epagri, Núcleo de Ovinocultores e Caprinocultores da Amurel e Microbacias 2.

Eliane Fernandes eleita presidente da CDL Tubarão

A empresária Eliane Fernandes foi eleita por aclamação como presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão. A eleição ocorreu na assembleia realizada na noite de terça-feira (27/10). Ela substitui Walmor Jung Júnior a partir de 1º de janeiro, para a gestão 2010/2011. A posse será no dia 3 de dezembro.

Eliane Fernandes vai dirigir a entidade pela segunda vez. Ela foi presidente da CDL no período de 2001 e 2002. A empresária também já dirigiu a Acit e o Sindilojas. Em seu rápido discurso depois de eleita, garantiu continuidade aos trabalhos da atual diretoria, dando foco também à qualificação.

Multa transformada em leite

Ideia criativa da Biblioteca Universitária da Unisul. Nesta quinta-feira (29/10) as multas por atrasos na entrega dos livros poderá ser paga em leite. Isso mesmo, cada material devolvido e que possuir multa, o pagamento será um litro de leite de caixinha.

A promoção chamada de Multa Solidária será realizada somente no dia 29 e faz parte das comemorações da Semana Nacional do Livro.

Um exemplo de desburocratização

O Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e Região e o Sebrae estão intensificando a divulgação do Empreendedor Individual. Este sistema permite o registro de pequenas empresas e negócios de maneira mais ágil e pouco burocrática. Profissionais autônomos com renda de até R$ 3 mil/mês podem tirar o negócio da informalidade e registrar até um empregado.

O presidente do Sindicont Marcos Mangerônio de Freitas informa que cerca de 300 mil pessoas em Santa Catarina podem se beneficiar do sistema.

Para se aderir ao Empreendedor Individual não existe nenhum custo, nem de impostos e nem de despesas com o contador indicado pelo Sindicont. Depois de inscrito o profissional terá acesso a CNPJ e se habilitará para obter financiamento, por exemplo. Depois pagará, por mês, taxas entre R$ 51 e 57 reais que incluem a cobertura dos benefícios previdenciários.

- O sistema permite a saída da informalidade e o crescimento do negócio - afirma Freitas.

Além disso o sistema significa uma grande desburocratização. Os registros de Empreendedor Individual tem sido liberados pela Junta Comercial em 48 horas. No sistema tradicional uma empresa nova precisa de 40 dias para ser registrada em Tubarão.

- Em algumas cidade chega a levar três meses - completa Freitas.

Pauta da Assembleia Legislativa, 28 de outubro

1 – Comissão de Agricultura - Audiência pública para apresentar o Projeto Microbacias II
Local: Plenarinho Paulo Stuart Wright
Horário: 8h30min

2 – Reunião da Comissão de Finanças
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

3 – Reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente
Local: Sala das Comissões
Horário: 11 horas

4 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

5 – Comissão de Saúde – Audiência pública para discutir o combate e prevenção às drogas
Local: Plenarinho Paulo Stuart Wright
Horário: 15 horas

6 – Reunião da Comissão de Economia
Local: Sala das Comissões
Horário: após a sessão ordinária

7 – Sessão especial em homenagem à Associação das Entidades Filantrópicas de SC
Local: Plenário
Horário: 19 horas

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores