quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Câmara aprova aumento do número de vereadores no Brasil

O Plenário aprovou, por 370 votos a 32 e 2 abstenções, o substitutivo às PECs 336/09 e 379/09, ambas do Senado, que aumentam o número de vereadores no Brasil e reduzem os gastos das câmaras municipais.

A matéria precisará ser votada ainda em um segundo turno.

Com informações da AC

Continue lendo...

DEM de Jaguaruna busca afirmação do partido

O candidatura do senador Raimundo Colombo (DEM) para o Governo do Estado em 2010 é fundamental para manter vivo o partido em Santa Catarina. A opinião é do presidente do diretório de Jaguaruna Vanderlei Mergínio dos Santos, o Lei.

O democrata considera que chegou a vez do partido encabeçar a tríplice aliança e, para Lei Mergínio, Colombo é o melhor nome da coligação para a disputa da sucessão de Luiz Henrique da Silveira (PMDB).

– Se o Democratas não tiver candidatura própria em 2010 eu não vejo a razão de existir do partido. Nós estamos há muito tempo sem lançar candidato próprio e precisamos mudar isso. Vivemos a mesma situação em Jaguaruna e também acredito que em 2012 será a vez do DEM na cidade – fala Lei Mergínio.

Em Santa Catarina o partido não tem candidatura própria para o governo desde 1994 com Jorge Bornhausen, que não chegou ao segundo turno. No município, Francisco Elpídio de Souza foi o último candidato próprio em 2000 e ficou em terceiro lugar.

Continue lendo...

Benedet ainda não sabia da denúncia contra a PM de Tubarão

A ocorrência da Polícia Militar no bairro Morrotes, que resultou na denúncia de agressão a um morador, foi há mais de dez dias, a vítima faleceu há dois e somente hoje (9/9) o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa do Cidadão Ronaldo Benedet ficou sabendo do assunto após o nosso contato. Será que estavam querendo esconder a situação dele?

Pela reação que tiveram pelo telefone, assessor e o secretário, dá para acreditar que não estavam sabendo do caso mesmo. Benedet foi informado também que será procurado pela comunidade para a entrega de um abaixo-assinado que pede o afastamento dos policiais envolvidos e o esclarecimento dos fatos. Soube também que a comunidade já realizou protestos e viaturas da PM foram apedrejadas por moradores mais revoltados.

O secretário informou que vai receber o documento e falou que é preciso respeitar os trâmites de apuração do caso e que ninguém está acima da Lei.

– Vivemos num Estado democrático e as leis precisam ser respeitadas. Seja a Polícia Militar na sua atividade, sejam os cidadãos que precisam aguardar a decisão da Justiça.

Os familiares de Ricardo Cipriano Diomar, vítima do suposto espancamento, pretendem responsabilizar o Estado pela morte.

Leia mais em:
Moradores do Morrotes vão pedir apoio do MP

Homem que teria sido espancado por policiais morre

Continue lendo...

PEC dos vereadores: projeto deveria corrigir outros pontos

A pauta das sessões ordinárias está trancada por uma Medida Provisória e três projetos. Por isso talvez a votação não saia hoje e por isso também muitos vereadores interessados nesta decisão não foram para Brasília.

Em toda a Amurel, Tubarão, Laguna, Imbituba, Braço do Norte, Capivari de Baixo e Jaguaruna vão ter aumento no número de vagas. Se for aprovada esta PEC, vão ser 22 novas cadeiras nas câmaras. Junto com esta decisão também deve vir a diminuição do repasse de recursos para as câmaras. Ou seja, o aumento de vereadores não significa aumento de despesas.

Mas falar somente nestes pontos é esquecer de outros que também são muito importantes. Eu não sou contra o aumento de vereadores, mas por que ao mesmo tempo que se fala em aumentar, não se fala em diminuir o número de vereadores em cidades pequenas?

Tudo bem que dez vereadores em Tubarão é muito pouco. Sendo que em Santa Rosa de Lima, que tem 2% da população daqui, são nove vereadores. Então se é para corrigir, que se faça a correção completa.

E outra situação muito importante. Se aprovada, esta PEC deveria valer somente em 2012. As regras da eleições do ano passado não eram estas. Elas foram decididas um ano antes, em 2007, e mudar assim no meio do jogo é muito feio.

Continue lendo...

Novo índice para o aumento de salários

Vereador de Capivari de Baixo, Onassis da Silva (PP), propôs na sessão de ontem um novo índice para o aumento dos salários dos servidores públicos: a taxa da Cosip. Como a tarifa teve aumento de 38% no município, ele pediu o mesmo reajuste nos salários dos servidores.

E o restante da população vereador? O povo também paga pela taxa que financia os gastos com a iluminação pública.

Se a moda pega já pensou onde vai parar o salário desta turma?

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors