quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Decretada situação de emergência em Capivari

As estatísticas de casos suspeitos de gripe suína em Capivari de Baixo levaram as autoridades a tomar uma atitude drástica, a fim de fechar o cerco contra a difusão da doença. Em reunião convocada pelo prefeito Luiz Carlos Brunel Alves, os órgãos representativos do município, a coordenadoria municipal de Defesa Civil, o departamento de epidemiologia e o colegiado municipal decidiram decretar estado de emergência na cidade. A decisão, em vigor a partir desta quinta-feira (13ago), conforme o Decreto Nº 047/2009, baseia-se no fato de que há dez dias haviam doze casos suspeitos e hoje o departamento de epidemiologia registra 57 casos atendidos no C. T. G. (Centro de Triagem da Gripe H1N1), com exames coletados e enviados para análise.

O documento determina que fica proibido todo o tipo de aglomeração em ambientes fechados, notadamente, boates, bailes, missas e cultos religiosos, formaturas e shows; estão suspensas as aulas das escolas municipais da rede pública e particular, inclusive da FUCAP e a APAE; Em agências bancárias, lotéricas e financeiras o atendimento deve acontecer a cada cinco pacientes por vez, e os demais devem aguardar no lado externo da instituição; está suspenso o atendimento externo ao público nos órgãos da administração municipal direta e indireta, ficando o expediente destinado a ações internas, excetuando-se os setores designados para atuação na prevenção e atendimento a presente situação emergencial.

As atividades nas escolas estaduais são de competência do Estado e, mesmo sem decreto de suspensão, os alunos não comparecem para as aulas, a exemplo do colégio Dr. Otto Feuerschuette que atende 800 alunos e durante o dia de ontem registrou apenas dez presenças.

A preocupação da vigilância epidemiológica se dá em função de Capivari de Baixo ser muito próxima de Tubarão.

Com informações da Secom/PMCB

Continue lendo...

IFC participa de reunião do Comitê Tubarão

Representantes da IFC (Indústria Catarinense de Fosfatados), empresa que vai instalar a fosfateira em Anitápolis, participaram de uma reunião hoje com a Câmara Técnica do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar.

Eles explicaram detalhes do projeto e responderam questionamentos relacionados aos índices de fósforo, à segurança da barragem, à incidência de chuva ácida na região e à eutrofização de rios e lagoas, entre outros. De acordo com informações da assessoria de imprensa do Comitê nem todos os pontos foram respondidos.

Esta prevista uma visita ao local de instalação do empreendimento no dia 28 de agosto e até lá se espera por um posicionamento do Comitê.

- Após esta visita e mais esclarecimentos teremos outros elementos técnicos de convicção que nos encaminharão à fundamentação de um parecer responsável que balizará o posicionamento do Comitê - afirma Francisco Beltrame, secretário do Comitê Tubarão.

Com informações da AI/CBHRT

Continue lendo...

Estados poderão financiar empresas

Os empresários estão prestes a ganhar uma alternativa de financiamento de negócios. As agências de fomento, autorizadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em julho a oferecer novas modalidades de crédito, se preparam para contribuir com o desenvolvimento de seus estados. As ferramentas conquistadas são bancárias, como operações de câmbio, leasing, crédito e financiamentos a empreendimentos de natureza profissional, comercial ou industrial de pequeno porte.

Atividades como construção civil estão entre os segmentos que tendem a ser beneficiados. Objetivo é ampliar financiamento a pequenos negócios. Com mais poder, as agências de fomento passam a operar como se fossem bancos, ofertando empréstimo, câmbio e leasing à produção.

LEIA MAIS EM:
Estados podem financiar empresas

Continue lendo...

Posição do governador sobre suspensão das aulas gera indignação

As declarações do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) sobre a suspensão das aulas geraram indignação entre alguns leitores.

"O Governador de SC deveria matricular seus parentes (netos, sobrinhos, afilhados), em Tubarão e (ou) em Capivari de Baixo e manda-los para a aula! Para provar que não tem necessidade de suspenser as aulas !
Vamos ver se ele faria isto!", disse um deles.

Ao mesmo tempo que o estado de emergência decretado em Tubarão também gerou diversas manifestações no site da prefeitura.

Leia mais em:
Governo de SC pede que aulas não sejam suspensas
Prefeito decreta estado de emergência em Tubarão

Continue lendo...

Seminário do Projeto Prosperidade Sul Catarinense cancelado em Tubarão

A mobilização dos órgãos de saúde de Tubarão, voltada para conter a disseminação da gripe A, levou a coordenação do projeto Prosperidade Sul Catarinense suspender o Seminário de Nivelamento do Projeto Prosperidade Sul Catarinense que aconteceria hoje, em Tubarão.

A atitude de suspender o evento - que seria realizado no Salão Nobre da Unisul – é uma ação preventiva para preservar a saúde pública por conta do grande foco da gripe H1N1 que se encontra na cidade de Tubarão e vai de acordo com aconselhamentos da Secretaria Municipal de Saúde para evitar aglomerações de pessoas.

Ainda sem data definida, a coordenação do projeto se manifestará assim que o próximo evento seja agendado. Mesmo com a suspensão do evento em Tubarão, as atividades do projeto continuam.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors