quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Vandalismo em áreas do DNIT

Áreas do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (DNIT) às margens da BR-101 estão sendo depredadas por vândalos. Um terreno desapropriado na Rua João Vech, no bairro Pantanal, próximo a BR-101 Sul, em Tubarão foi invadido na última semana e toda a cerca foi destruída.

Segundo o DNIT, o local é uma área destinada à implantação de obras para o bem-estar social do bairro, como a construção de espaços públicos (creches, escolas, centros sociais), ou destinado a implantação de área verde.

Em outras situações os responsáveis pelo órgão reclamam de mais prejuízos. No mês passado, as obras de recomposição dos guarda-corpos na ponte de Cabeçuda, no KM 316,2 da BR-101 Sul em Laguna, também sofreram depredações.

O DNIT gasta em torno de R$ 1 milhão anualmente para repor placas roubadas ou destruídas por atos de vandalismo. Cada placa custa, em média, R$ 400 para ser instalada.

Continue lendo...

Sintresc promove Assembleia Estadual da Celesc

Trabalhadores da Celesc de todo o Estado estarão reunidos em Criciúma no próximo sábado para a Assembléia Estadual da categoria. O evento é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica do Sul do Estado de Santa Catarina (Sintresc), que tem sede em Capivari de Baixo.

Na pauta do encontro, além das questões relacionadas a data-base, estão exigências relacionadas à garantia da Celesc como empresa pública, empregos, política de recursos humanos, aumento real dos salários e benefícios e ainda uma política de segurança e saúde do trabalhador.

Estão previstas mais de 800 pessoas e politicos como a senadora Ideli Salvatti (PT), o deputado federal Jorge Boeira (PT), os deputados estaduais Manoel Mota (PMDB), Décio Góes (PT) e Lício Silveira (PP) e ainda o presidente do PMDB em Santa Catarina, Eduardo Moreira aproveitam o evento para marcar presença.

Continue lendo...

Direitos de pais, mães e filhos

Domingo vai ser dia de festa em muitas famílias. O dia de dar um abraço no pai, comemorar a convivência e agradecer o apoio ao longo da vida.

Mas também em muitos lares, datas como essa do Dia dos Pais e Dia das Mães é dia de conflito. Pais separados tem em seu cotidiano problemas relacionados ao fim do casamento e também com a guarda dos filhos. Temos aí envolvidos os direitos da mãe, do pai e principalmente dos filhos.

Esta semana conhecemos o apelo de um pai desesperado porque não consegue ter o convívio com a filha de dois anos. Eu não conheço os detalhes da separação do casal e isso interessa a eles. Mas o problema nos faz pensar exatamente nos direitos de cada um.

Este pai que não consegue ter a guarda da filha de dois anos durante um fim de semana desde a quaresma questiona sobre os direitos dele. Diz ter ordens judiciais que lhe garantem as visitas e já recorreu a Policia Militar, Delegacia de Proteção a Mulher, Criança e Adolescente e até o Conselho Tutelar para fazer valer este direito.

Este pai questiona o seguinte: se ele deixar de pagar a pensão a justiça não vai resolver o problema? Então por quê o problema dele não é resolvido?

Olha eu não estou aqui defendendo o lado dos pais e nem o lado das mães. Mas filho nenhum pode pagar pelas diferenças entre eles. Tem pai que abandona os filhos, tem mãe que também faz isso. Mas se existe o interesse dos dois em manter a convivência com os filhos e não há acordo, a justiça deveria facilitar.

Este é só um exemplo de muitas outras situações que ocorrem por aí. Será que pais e mães separados não podem encontrar uma solução? Eles devem lembrar que se separaram das esposas e dos maridos e não dos filhos. Então que todos cumpram com seus direitos e deveres.

Domingo é Dia dos Pais, mas pode ser também o dia da família.

Continue lendo...

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão

O Legislativo Tubaronense estará reunido nesta quinta-feira a partir das 19 horas. Além dos trabalhos individuais, e dos debates em plenário, os Vereadores irão apreciar e deliberar, na Ordem do Dia, os seguintes projetos:

1. PROJETO DE LEI Nº 027/2009, de autoria do Ver. Maurício da Silva, que dispõe sobre a doação de árvore nativa a cada bebê nascido nos hospitais de Tubarão. (Redação Final)

2. PROJETO DE LEI Nº 056/2009, de autoria do Ver. Dionísio Bressan Lemos, que dispõe sobre a utilização de passagens e prêmios de milhagens aéreas advindas de recursos públicos do Município de Tubarão. (1ª Votação)

3. PROJETO DE LEI Nº 061/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que dispõe sobre o atendimento educacional especializado em classes hospitalares e por meio de atendimento pedagógico domiciliar. (1ª Votação)

4. PROJETO DE LEI Nº 076/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que institui no Município de Tubarão o Conselho Municipal de Direitos Humanos e dá outras providências. (1ª Votação)

5. PROJETO DE LEI Nº 084/2009 (014/2009 na origem), de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo firmar convênio com a CDL para desenvolvimento do projeto dia “D”. (1ª Votação)

6. PROJETO DE LEI Nº 098/2009, de autoria do Ver. Geraldo Pereira, que denomina de Rua Miguel Manoel Gonçalves a via pública localizada no Bairro Oficinas, neste Município. (Votação Única)

7. PROJETO DE LEI Nº 0103/2009, de autoria do Ver. Dionísio Bressan Lemos, que dispõe sobre a obrigatoriedade do Executivo Municipal dar publicidade à poda e corte de árvores. (1ª Votação)

8. PROJETO DE LEI Nº 0104/2009, de autoria do Ver. Dionísio Bressan Lemos, que dispõe sobre a obrigatoriedade de arborização de vias públicas e áreas verdes nos planos de parcelamento do solo para loteamentos e desmembramentos. (1ª Votação)

9. PROJETO DE LEI Nº 0114/2009, de autoria do Ver, João Gonçalves Fernandes, que dispõe sobre a instituição do programa de coleta seletiva continua de lixo tecnológico, denominado Ecoponto Digital e dá outras providências. (1ª Votação)

10. PROJETO DE LEI Nº 0119/2009, de autoria do Ver. Jefferson Medeiros Brunato, que proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, na forma que especifica, e cria ambientes de uso coletivo livres de produtos fumígenos. (1ª Votação)

Continue lendo...

Pauta da Assembleia Legislativa para 6/8

1 - Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 9 horas

2 - Sessão solene em homenagem à Banda Matusa
Local: Teatro Municipal Elias Angeloni - Criciúma
Horário: 19 horas

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors