terça-feira, 4 de agosto de 2009

Troca de farpas no Senado

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) e o senador Fernando Collor (PTB-AL) trocaram farpas em Brasília e relembraram diferenças de 20 anos. O ex-presidente pediu em Plenário que o colega evite "pronunciar seu nome no Senado", pois do contrário ele "gostaria de relembrar alguns momentos extremamente incômodos" a Simon. O parlamentar petebista se mostrou indignado pelo fato de Simon fazer referência a uma suposta reunião de Collor com o hoje senador Renan Calheiros (PMDB-AL), em que se decidiu sua candidatura a presidente da República, em 1989 - informação que Collor negou veementemente.

Continue lendo...

Crea-SC lançará catálogo empresarial

O Crea-SC lançará em março de 2010 o Catálogo Empresarial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado, que relaciona as pessoas jurídicas registradas e os arquitetos em dia com o Conselho.

A inserção dos dados no catálogo é gratuita. Após finalizado, o catálogo estará disponível em versão impressa, em CD-ROM e nos sites do Conselho e da editora.

Segundo especialistas, são inúmeros os benefícios que um catálogo desse tipo proporciona aos participantes, seja em relação às oportunidades de negócios ou em termos de imagem institucional da empresa.

Continue lendo...

A gripe e o alarde

Sempre tenho muito receio com a forma que as notícias se espalham hoje em dia. Os problemas mundiais ficam conhecidos de forma muito mais fácil e assim tomam grandes proporções de forma muito mais rápida.

Este caso da Nova Gripe, por exemplo. É grave? É claro que é. Mas é grave da mesma forma que uma gripe comum. Gripe mal cuidada pode virar pneumonia e assim matar. Em São Paulo, por exemplo, a gripe comum mata 17 pessoas por dia. E não temos este alarde todo.

A cada nova medida tomada pelas autoridades, parece aumentar o pânico entre as pessoas. Por isso eu fico pensando se é certo fechar escolas por causa disso. No Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal, o retorno das aulas foi adiado. Mas os shoppings, cinemas, estádios e casas noturnas continuam abertos. Ou seja, a aglomeração de pessoas continua. Adianta só fechar escolas? Até mesmo os especialistas se dividem nas opiniões.

Continuar nossas vidas dentro da rotina é preciso. Aquilo que pode ser evitado ou adiado, aí sim é de se pensar. Estas Olimpíadas Estudantis que estão previstas para começar no sábado aqui em Tubarão. Será que é preciso deslocar quatro mil pessoas de todo o Estado para serem abrigadas em condições provisórias? Se dá para adiar ou cancelar aí sim vamos evitar.

É preciso muito cuidado como tudo isso é tratado para não criarmos situações de preconceito. Ao fechar uma escola, isolar um municípios, identificar os casos pelos nomes, chamar a gripe de Suína, H1N1, Nova, Tipo A corremos este risco.

Não podemos tratar ninguém diferente por causa de um espirro. Um setor da economia não pode quebrar por causa disso. Os produtores de carne suína estão apavorados com esta situação. Desde que tudo começou os prejuízos já chegam a cinquenta reais por animal. Isso mesmo, a gripe não é transmitida pela carne suína e mesmo assim os produtores estão tento um prejuízo enorme.

Os meios de comunicação e as autoridades são fundamentais para disseminar as formas de conter a Nova Gripe e para isso é preciso divulgar as formas de prevenção. Fazer previsões alarmantes de uma doença que tem índice de mortalidade igual ou inferior a muitas que já temos por aí é muito perigoso. Temos uma série de outras causas de mortes no Brasil, que eu não tenho tempo de falar aqui, muito mais graves e pouco se fala nelas.

Portanto, vamos nos cuidar desta Nova Gripe sim, vamos nos alimentar bem, nos manter hidratados, ficar em casa quando se sentir doente, curar bem qualquer doença e redobrar a atenção com a higiene. Não só por causa da gripe, mas por causa de muitas outras doenças. Beijo no rosto e aperto de mão são atitudes simpáticas de se cumprimentar mas da minha parte por estes dias vou ficar só no aceno. Isso sim, é simples e desnecessário por uns tempos.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors