terça-feira, 23 de junho de 2009

Desenvolvimento integrado é a solução

A produção de peixes cresceu muito nos últimos anos na região de Araranguá. Os produtores construíram açudes, investiram, mas na hora de beneficiar a produção e colocar o produto no mercado tiveram dificuldades devido a falta de frigoríficos. Enquanto isso aqui na região de Laguna sobra gelo e espaço.

Já pensaram se o projeto de investimento nessa área fosse integrado?

É mais ou menos essa a ideia de um projeto que foi lançado ontem na S.D.R de Braço do Norte. O Projeto Prosperidade Sul Catarinense. Mas a grande preocupação das pessoas que estiveram lá ontem é de que esta ideia não seja apenas mais uma entra as tantas já lançadas. Bom, e o que este projeto tem de diferente dos outros.

Em primeiro lugar é a união das duas universidades do Sul do Estado. Unisul e Unesc foram convidadas para encabeçar o desafio e aceitaram. Em tempos que se fala de tanta rivalidade, ver as duas universidades juntas é realmente uma grande demonstração de vontade de fazer algo diferente e que ajude o sul do Estado.

Em segundo lugar o projeto não vai apresentar nenhum projeto novo. Como assim, nada de novo? Isso mesmo, a ideia é aproveitar tudo que já foi proposto, pensado e projetado em todos os cantos do Sul do Estado, de forma individualizada e realiza-los, mas agora de forma integrada.

O embrião de toda esta proposta foi lançado ainda no ano passado pelo secretario de articulação nacional, Geraldo Althoff. A ideia foi abraçada pelas universidades, as cinco Secretarias de Desenvolvimento Regional do Sul também se integraram e ainda ganharam o apoio do Grupo RBS.

Cinco seminários regionais vão ser realizados até o mês de novembro. O primeiro vai ser na quinta-feira em Braço do Norte. Depois de listadas as propostas vai ser a hora de arregaçar as mangas e trabalhar para que as ideias saiam do papel.

O Sul tem um dos consumos mais baixos de energia elétrica do Estado, o que significa que nossa força industrial, por exemplo, é muito fraca. Existem uma série de outros indicadores que podem mostrar o quanto nossa região precisa desenvolver e prosperar.

Precisamos melhorar a infra-estrutura, criar empregos com renda significativa, garantir qualidade de vida e sozinhos, cada um por si, fica muito difícil. Só com união é que se vai chegar a algum lugar.

Continue lendo...

Hipper Freios inaugura filial em Braço do Norte

Localizada em Sangão e instalada em uma área de 80.000 m², com uma área construída de mais de 16.000 m², a Hipper Freios possui uma capacidade de produção superior a 3.000 toneladas de ferro ao mês.

É uma empresa totalmente voltada para a fabricação de sistemas de freios automotivos, com uma das maiores e mais modernas fundição e usinagem do Brasil.

A Hipper funde e usina 100% dos seus produtos, possuindo a maior linha de discos e tambores de freio do mercado brasileiro. Conta também com uma enorme gama de itens voltados para o mercado de exportação.

Hoje, com pouco mais de 7 anos no mercado, a Hipper Freios detém 55% do mercado nacional e exporta para América Latina. Essa conquista deu-se ao fato da mudança de foco de atuação da empresa, que antes era voltada para o ramo de peças para tratores e máquinas em geral.

Agora, a empresa expande ainda mais os seus negócios, com a instalação de uma unidade em Braço do Norte. A unidade trabalhará com a fabricação de pastilhas de freios e o início das atividades está previsto para julho, sem data definida. Durante esta semana, uma equipe estará na cidade para fazer a seleção de profissionais para a área industrial. A unidade terá como sede o antigo galpão da Catarinense Molduras, na Rua José Walterkenter, 24.

Com informações da IdCom

Continue lendo...

Vice-presidente do PSC Jovem é de Tubarão

O presidente do PSC de Tubarão Douglas Antunes continua sua jornada de tentar ganhar espaço e divulgar a pré-candidatura a deputado estadual em 2010. Ele foi empossado no último sábado, em Balneário Camboriú, como vice-presidente do PSC Jovem. Ele e mais uma comitiva com integrantes do partido em Tubarão participaram do evento.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors