quinta-feira, 12 de março de 2009

PP: o novo presidente e os incêndios

O Partido Progressista de Tubarão elege hoje à noite os membros do novo diretório. Independente do nome escolhido para comandar a sigla, o presidente eleito terá pela frente a missão de manter a parceria com o PSDB na prefeitura municipal.

Com frequência surgem boatos de que as relações entre os dois partidos estão estremecidas e a beira de um rompimento. Nada foi confirmado até agora, mas apagar incêndios será uma das funções do presidente do PP em Tubarão.

Continue lendo...

Onde está o trabalho?

Basta uma simples consulta no mais conhecido site de buscas, o Google, e elas estarão lá: as vagas de emprego. Mas quem não conhece alguém que terminou um curso superior, a faculdade, e não consegue arrumar uma? Que contradição é essa?

Bom, faltam empregos de nível superior em nossa região? Faltam. Mas se faltam por aqui, será que não é preciso então ir atrás das oportunidades?

Na semana passada, o programa Ciência & Pesquisa, da Unisul TV, entrevistou dois jovens dentistas, formados na Unisul e Ufsc, que foram buscar oportunidades bem longe daqui. Eles trabalham no município de Sobral, interior do Ceará. Deixaram o conforto e a segurança de viver perto da família e foram em busca do primeiro emprego e dos sonhos profissionais.

Nossos jovens e recém-formados precisam, com urgência, tomar consciência dessa necessidade.

– Quero trabalhar, seguir minha vida, minha carreira, enfrentar desafios, descobrir o novo, ou quero comodidade, ficar perto da praia, da família e me contentar com o que aparecer? – é a pergunta desafiadora.

Sair de casa para enfrentar a vida não significa que você nunca mais poderá retornar à sua cidade natal, a conviver próximo da família e dos amigos de infância. Mas o começo de uma carreira profissional é difícil para todos e deve-se ir atrás das oportunidades. Elas não caem do céu.

Mas você leitor aí do outro lado também pode questionar o motivo de nossa região não oferecer as vagas de empregos que tanto precisamos. Mas eu volto a perguntar: quem não conhece alguém que veio de fora para trabalhar em nossa cidade?

Eu acredito que há solução para quase tudo. Considero que os jovens também devem pesquisar muito antes de escolher uma profissão. Se temos pessoas que vieram de outros lugares para viver e trabalhar aqui é porque temos vagas de trabalho sim em nossa região. Consulte o Sine, a Acit e a secretaria de Indústria e Comércio e você vai ver que as vagas existem e a reclamação é geral: falta qualificação.

Nova contradição? Não, é que faltam profissionais de nível técnico e sobram os de nível superior.

Cada um é livre para buscar o seu caminho e a sua realização profissional. Mas corra atrás dela, pois ela está lá na frente e não vai te esperar.

(*) Este artigo foi publicado também na edição de hoje do Jornal de Bairro

Continue lendo...

Frase do dia

“Um sorriso é a distância mais curta entre duas pessoas.”
Victor Borge, comediante e pianista

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors