terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Alcoa e Beckauser entre os maiores exportadores e importadores da Amurel

As empresas Alcoa Alumínios e Beckauser são as maiores exportadoras e importadoras, respectivamente, da Amurel. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Com base nestas informações a Associação da Região de Tubarão para Comércio Exterior (Artcomex) e o Programa de Internacionalização das Empresas de Tubarão (PIET) elaboraram planilhas com dados comparativos entre 2007 e 2008 e também sobre as empresas da região.

Na exportação os números indicam queda de 18,02% e acréscimo de 2,95% nas importações. Chile, Paraguai e Estados Unidos são os principais destinos dos produtos da região e China, Indonésia e Índia os paises de origem das importações.

Discurso correto no lugar certo

O pronunciamento do prefeito Manoel Bertoncini, ontem, na Câmara de Vereadores foi tradicional como deveria ser. Pediu apoio e união aos vereadores para ajudar a desenvolver o município. Falou que vai governar para a família tubaronense e citou os três principais projetos que tem neste início de mandato: o Pronto Atendimento 24 horas, o projeto para a construção de mais uma ponte no Centro da cidade e a construção do canil municipal.

Disse também que não vai se esquecer das áreas da saúde, educação e assistência social “que refletem mais rapidamente na qualidade de vida de nossa gente, procurando aumentar a presença da prefeitura nas comunidades, principalmente as mais carentes, dando respostas positivas aos anseios destas famílias”.

Os assuntos polêmicos, como a disputa pela presidência da Câmara, eleições da Cergal e o preenchimento dos cargos na prefeitura ficam para outro momento e lugar.

Decisões jurídicas e caminhadas em BN

A juíza Eleitoral de Braço do Norte Lara Zanotelli julgou improcedente os pedidos de impugnação de candidatura e de inelegibilidade formalizados pela coligação "Com a força do povo", e deferiu o registro das candidaturas de Evanísio Uliano (PP), o Vânio, e Valberto Michels (PT). Os advogados da coligação autora da ação alegavam que as atas das convenções do Partido Progressista e do Partido dos Trabalhadores continham irregularidades quanto aos prazos legais de preenchimento, ao número de assinaturas e que a desincompatibilização de Vânio da presidência da Cerbranorte também teria sido feita fora do prazo regimental.

A juíza decidiu, mas eu acredito que este ainda não é o fim da história. Este pleito em Braço do Norte está marcado pelas disputas jurídicas e a ‘novela’ está longe de terminar.

Pelo lado da campanha de Zalene Matos, o apoio de autoridades estaduais continua forte. O governador Luiz Henrique da Silveira volta a cidade na quinta-feira para participar de uma caminhada pelo centro da cidade. Ele já esteve em Braço do Norte no domingo quando participou de um comício na comunidade de Pinheiral. A caminhada está marcada para às 9 horas.

Rio Tubarão na pauta da Câmara de Vereadores

Entre os requerimentos e indicações feitas estavam os tradicionais pedidos aos secretários de obras, serviços públicos e planejamento, mas outros assuntos também se destacaram na primeira sessão do não. O Rio Tubarão foi um deles. Dionísio Bressan Lemos (PP), Edson Firmino (PDT), Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB) e Maurício da Silva (PMDB) pediram atenção sobre a situação do rio e suas margens. Deka May (PP) pediu um canal na TV Cabo para transmissão ao vivo das sessões. Pediu também uma consulta ao reitor da Unisul para verificar a viabilidade na Unisul TV. Durante a sessão também foi sugerida a criação do Conselho de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável no município de Tubarão, feita por João Fernandes (PSDB)

O trabalho e o recesso

Vereadores de Tubarão voltaram ao trabalho ontem e mostraram serviço. Foram apresentados 40 requerimentos, oito indicações e dois Projetos de Lei. Também foram aprovados dois decretos legislativos sobre a estrutura das Comissões Permanentes e a representação da Câmara junto aos Conselhos e Comissões Municipais. Além disso ainda acompanharam o pronunciamento do prefeito Manoel Bertoncini que abriu os trabalhos da Legislatura 2009/2012.

Frase do dia

"Um correspondente estrangeiro é um sujeito que vive de hotel em hotel e pensa que o mais importante sobre qualquer coisa que esteja acontecendo naquele país é o fato de que ele chegou para cobri-la."

Tom Stoppard, dramaturgo inglês

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores